O DEUS QUE TRABALHA PARA OS QUE NELE ESPERAM - Esboço de Sermão

Sermões Inspiradores": Encontre esboços de sermões envolventes aqui no Blog OrarPregar. Prepare-se para pregar com profundidade e impacto.


O DEUS QUE TRABALHA PARA OS QUE NELE ESPERAM
 

"Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti, que trabalhe para aquele que nele espera."
(Isaías 64:4) 

Introdução:
O profeta Isaías expressou o anseio do povo de Deus por uma intervenção divina em meio à sua aflição e angústia. Ele reconheceu que não há outro Deus além do Senhor, que age em favor dos que confiam nele. Ele também confessou a pecaminosidade do povo e a necessidade de arrependimento e purificação. Neste sermão, vamos explorar as implicações deste versículo para a nossa vida cristã e como podemos experimentar o poder e a graça de Deus que trabalha para os que nele esperam.

1. Esperar em Deus é reconhecer a sua soberania e majestade.

- Deus é o criador e sustentador de todas as coisas. Ele governa sobre a história e o destino das nações. Ele é incomparável e insondável em seus atributos e obras.

- Exemplo: O salmista declarou: "Ó Senhor, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus!" (Salmo 8:1).

- Aplicação: Devemos adorar a Deus com reverência e temor, reconhecendo a sua grandeza e majestade. Devemos submeter-nos à sua vontade e propósito, confiando que ele sabe o que é melhor para nós.

2. Esperar em Deus é depender da sua fidelidade e bondade.
- Deus é fiel às suas promessas e não muda. Ele é bom para todos os que o invocam em verdade. Ele cuida dos seus filhos e supre as suas necessidades.

- Exemplo: O profeta Jeremias afirmou: "As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade." (Lamentações 3:22-23).

- Aplicação: Devemos confiar na bondade e fidelidade de Deus, mesmo quando as circunstâncias são adversas ou incompreensíveis. Devemos lembrar-nos das suas obras passadas e esperar pelas suas obras futuras.

Novo Esboço de Sermão: 7 PASSOS PARA O CRESCIMENTO ESPIRITUAL

3. Esperar em Deus é buscar a sua presença e comunhão.

- Deus é pessoal e relacional. Ele se revela aos que o buscam de todo o coração. Ele se comunica conosco por meio da sua palavra e do seu Espírito. Ele nos convida a entrar na sua presença e desfrutar da sua comunhão.

- Exemplo: O rei Davi exclamou: "Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." (Salmo 27:4).

- Aplicação: Devemos cultivar um relacionamento íntimo com Deus, dedicando tempo à oração, à meditação, ao louvor e à adoração. Devemos ansiar pela sua presença e comunhão, como a corça anseia pelas correntes das águas.

4. Esperar em Deus é obedecer aos seus mandamentos e princípios.

- Deus é santo e justo. Ele nos chama à santidade e à justiça. Ele nos dá os seus mandamentos e princípios para o nosso bem e para a sua glória. Ele nos capacita a obedecer-lhe pela sua graça e pelo seu Espírito.

- Exemplo: O apóstolo João escreveu: "E nisto sabemos que o conhecemos: se guardarmos os seus mandamentos. Aquele que diz: Eu conheço-o, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e nele não está a verdade." (1 João 2:3-4).

- Aplicação: Devemos obedecer aos mandamentos de Deus, não por legalismo ou por mérito, mas por amor e por gratidão. Devemos seguir os seus princípios, não por conveniência ou por tradição, mas por sabedoria e por fé.

Novo Esboço de Sermão: EM BUSCA DE PODER DO ALTO


5. Esperar em Deus é servir ao seu reino e à sua missão.

- Deus é o rei dos reis e o senhor dos senhores. Ele nos fez cidadãos do seu reino e co-herdeiros com Cristo. Ele nos deu dons e talentos para edificar a sua igreja e para evangelizar o mundo.

- Exemplo: O apóstolo Paulo disse: "Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação, assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros. De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria." (Romanos 12:3-8).

- Aplicação: Devemos servir ao reino de Deus com humildade e generosidade, usando os nossos dons e talentos para o bem comum e para o avanço do evangelho. Devemos participar da missão de Deus com zelo e coragem, proclamando as boas novas de salvação a toda criatura.

6. Esperar em Deus é suportar as provações e as tentações.
- Deus é o nosso refúgio e fortaleza. Ele nos permite passar por provações e tentações para provar a nossa fé e para nos aperfeiçoar. Ele nos promete estar conosco em todo tempo e em toda situação. Ele nos dá força e consolo para suportar as adversidades.

- Exemplo: O apóstolo Tiago exortou: "Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma." (Tiago 1:2-4).

- Aplicação: Devemos suportar as provações e as tentações com alegria e paciência, sabendo que Deus está no controle e que ele tem um propósito para tudo. Devemos resistir ao diabo e aos seus enganos, confiando na palavra de Deus e no poder do Espírito Santo.

Novo Esboço de Sermão: A IMPORTÂNCIA E OS BENEFICIOS DO JEJUM

7. Esperar em Deus é esperar pela sua vinda e pela sua glória.

- Deus é o alfa e o ômega. Ele tem um plano eterno para a sua criação e para o seu povo. Ele enviará o seu Filho Jesus Cristo para julgar os vivos e os mortos. Ele nos dará um corpo glorificado e uma herança incorruptível. Ele enxugará toda lágrima dos nossos olhos e fará novas todas as coisas.

- Exemplo: O apóstolo Pedro declarou: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que segundo a sua grande misericórdia nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança incorruptível, incontaminável e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação já prestes para se revelar no último tempo." (1 Pedro 1:3-5).

- Aplicação: Devemos esperar pela vinda de Jesus Cristo com expectativa e preparação, vigiando e orando em todo tempo. Devemos esperar pela glória de Deus com anseio e gratidão, vivendo em santidade e amor.) 

Por: Adailton Cavalcante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário