OS CINCO SEGREDOS DE UM HERÓI DA FÉ - 5 Segredos na Vida de Enoque

Eleve o nível das suas pregações com os Esboços de Sermão do Blog OrarPregar
No Blog Orarpregar você encontra os mais inspiradores esboços de sermões para elevar sua pregação a novos patamares. Com uma riqueza de conteúdo e insights, nosso blog é seu aliado essencial para fortalecer sua mensagem. Transforme agora suas pregações em instrumentos de mudança!


CINCO SEGREDOS NA VIDA DE ENOQUE

Introdução:
- Enoque foi um dos personagens mais misteriosos e fascinantes da Bíblia. Ele foi o sétimo descendente de Adão, o pai de Matusalém, e o bisavô de Noé.
- A Bíblia diz que Enoque andou com Deus e que Deus o tomou para si, sem que ele experimentasse a morte. Ele foi um dos dois únicos homens na Bíblia que foram arrebatados por Deus, o outro sendo Elias.
- O que fez de Enoque um homem tão especial aos olhos de Deus? Quais foram os segredos que ele descobriu para ter uma comunhão tão íntima e profunda com o Senhor? 
Como podemos seguir o seu exemplo e andar com Deus em nossos dias?
- Neste estudo bíblico, vamos explorar os cinco segredos de Enoque, baseados em alguns versículos bíblicos que falam sobre ele e em alguns textos apócrifos que revelam mais detalhes sobre a sua vida e a sua missão.


1. O Primeiro Segredo de Enoque foi ter fé em Deus.
- A Bíblia diz que "sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam". (Hebreus 11.6)
- Enoque foi um homem de fé. Ele creu em Deus, mesmo vivendo em uma época de grande corrupção e violência, antes do dilúvio. Ele não se deixou influenciar pelo mundo ao seu redor, mas confiou na palavra e nas promessas de Deus.
- A fé de Enoque foi reconhecida por Deus, que lhe concedeu o testemunho de que ele era justo. A fé de Enoque também foi elogiada pelos escritores do Novo Testamento, que o colocaram na galeria dos heróis da fé.
- Para andarmos com Deus, precisamos ter fé nele. Precisamos crer que ele existe, que ele nos ama, que ele tem um plano para as nossas vidas, e que ele é poderoso para cumprir as suas promessas. Precisamos confiar nele em todas as circunstâncias, mesmo quando não entendemos os seus caminhos.

2. O Segundo Segredo de Enoque foi buscar a Deus.
- A Bíblia diz que "buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto". (Isaías 55.6)
- Enoque foi um homem que buscou a Deus. Ele não se contentou em apenas crer em Deus, mas quis conhecê-lo mais e mais. Ele dedicou tempo e energia para se aproximar de Deus, para ouvir a sua voz, para aprender os seus mandamentos, para adorar o seu nome.
- A busca de Enoque por Deus foi recompensada por Deus, que se revelou a ele de maneiras extraordinárias. Deus lhe mostrou coisas ocultas e futuras, como a vinda do Messias, o juízo sobre os ímpios, e a glória dos santos. Deus também lhe deu autoridade e unção para profetizar e ensinar aos seus contemporâneos.
- Para andarmos com Deus, precisamos buscar a Deus. Precisamos ter fome e sede de Deus, como o cervo anseia pelas águas. Precisamos nos esforçar para conhecer a Deus mais intimamente, para crescer na graça e no conhecimento de Jesus Cristo. Precisamos nos deleitar no Senhor e nos seus caminhos.

Novo Esboço de Sermão:10 MOTIVOS PARA O CRENTE ORAR

3. O Terceiro Segredo de Enoque foi obedecer a Deus.
- A Bíblia diz que "se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada". (João 14.23)
- Enoque foi um homem que obedeceu a Deus. Ele não se limitou a apenas crer em Deus e buscar a Deus, mas quis fazer a vontade de Deus. Ele se submeteu aos mandamentos de Deus, aos propósitos de Deus, e à direção de Deus. Ele renunciou ao seu próprio eu, aos seus próprios interesses, e aos seus próprios planos.
- A obediência de Enoque a Deus foi honrada por Deus, que lhe concedeu graça e paz. Deus lhe deu uma vida longa e frutífera, gerando filhos e netos que perpetuaram a sua linhagem. Deus também lhe deu uma vida abençoada e feliz, pois ele andou com Deus em comunhão e harmonia.
- Para andarmos com Deus, precisamos obedecer a Deus. Precisamos amar a Deus de todo o nosso coração, de toda a nossa alma, de toda a nossa mente e de todas as nossas forças. Precisamos demonstrar o nosso amor a Deus através da obediência à sua palavra, à sua vontade, e ao seu Espírito. Precisamos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz, e seguir a Jesus.

4. O Quarto Segredo de Enoque foi testemunhar de Deus.
- A Bíblia diz que "vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus". (Mateus 5.14-16)
- Enoque foi um homem que testemunhou de Deus. Ele não se calou diante da incredulidade e da impiedade do seu tempo, mas proclamou a verdade e a justiça de Deus. Ele não se conformou com o mundo ao seu redor, mas se destacou como um exemplo e uma referência de fé e piedade. Ele não se envergonhou do nome de Deus, mas o glorificou com as suas palavras e as suas obras.
- O testemunho de Enoque de Deus foi confirmado por Deus, que lhe deu credibilidade e autoridade. Deus confirmou as suas profecias com sinais e maravilhas. Deus também lhe deu sabedoria e entendimento para instruir os seus discípulos e os seus descendentes. Deus ainda lhe deu ousadia e coragem para enfrentar os seus adversários e os seus inimigos.
- Para andarmos com Deus, precisamos testemunhar de Deus. Precisamos ser sal da terra e luz do mundo. Precisamos anunciar o evangelho da salvação a toda criatura. Precisamos viver de maneira digna do Senhor, para o seu louvor e glória. Precisamos confessar o nome de Jesus diante dos homens, sem medo nem vergonha.


5. O Quinto Segredo de Enoque foi esperar em Deus.
- A Bíblia diz que "os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão". (Isaías 40. 31)
- Enoque foi um homem que esperou em Deus. Ele não se desesperou diante das dificuldades e dos desafios da sua jornada, mas confiou no poder e na fidelidade de Deus. Ele não se impacientou diante dos atrasos e dos obstáculos do seu caminho, mas descansou na soberania e na bondade de Deus. Ele não se desanimou diante das tribulações e das perseguições do seu destino, mas se alegrou na esperança e na graça de Deus.
- A espera de Enoque em Deus foi recompensada por Deus, que lhe deu força e vigor. Deus lhe sustentou nas horas difíceis, lhe consolou nas horas tristes, lhe protegeu nas horas perigosas.

Por: Adailton Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário