A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO - Esboço de Sermão


A IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO ORAÇÃO EM NOSSA VIDAS

"E, levantando-se de manhã, muito cedo, fazendo ainda escuro, saiu, e foi para um lugar deserto, e ali orava." (Marcos 1:35)

"Tiraram, pois, a pedra de onde o defunto jazia. E Jesus, levantando os olhos para cima, disse: Pai, graças te dou, por me haveres ouvido.
Eu bem sei que sempre me ouves, mas eu disse isto por causa da multidão que está em redor, para que creiam que tu me enviaste." (João 11:41,42)


1. Introdução

Este Esboço de Sermão fala sobre a importância da oração na vida de um cristão. Se nosso Senhor Jesus Cristo orou, ele que é o Unigênito filho de Deus, imagine então que nós devemos tirar bastante tempo para orar.
Orar é algo que às vezes esquecemos de fazer, ou não somos consistentes com o que pedimos a Deus. A oração é importante porque, naquele momento que mantemos comunhão com Deus, confessamos nossos pecados e muito mais.
Outras vezes, acreditamos que Deus não nos escuta quando oramos e que orar se torna uma perda de tempo. Podemos pensar em resolver nossos problemas em vez de orar pedindo a Deus a solução do problema. 

I. JESUS É O NOSSO MAIOR EXEMPLO TAMBÉM QUANDO SE TRATA DE ORAÇÃO ( Marcos 1:35 )


A. JESUS E A ORAÇÃO
Em vários versículos da Bíblia, podemos ver constantemente muitos homens santos de Deus orando ou pedindo algo a Deus. Jesus, embora seja o filho de Deus, orava a Deus constantemente.
Um discípulo de Jesus pediu que ele os ensinasse a orar ( Lucas 11: 1 ) e Jesus passou a ensiná-lo. Temos que perceber algo muito importante aqui, este discípulo não pediu a ele que lhes desse super-força como Sansão, poder para controlar o clima, a riqueza ou a glória.
Este discípulo pediu que Jesus os ensinasse a orar. Porque ele percebeu que todas as coisas que Jesus fazia, os milagres, as curas, os espíritos malignos expulsos que estavam dentro das pessoas, etc. Jesus fez isso através da oração, isto é, através da constante comunhão com Deus.

B. A MELHOR HORA E LOCAL PARA ORAR
Quando queremos criar uma disciplina de oração, há duas perguntas comuns, que nos fazemos:
  1. Qual é o melhor momento para eu orar a Deus?
  2. Onde eu poderia orar a Deus?
Essas são duas boas perguntas, e uma das passagens que estamos estudando tem as respostas. Jesus orou muito cedo pela manhã, procurando um lugar calmo e solitário para ficar sozinho com Deus e orar. Portanto, devemos fazer o mesmo ou algo semelhante.
Veja também: ORANDO SEMPRE COM PODER
Obviamente, não é necessário sairmos de casa para procurar um lugar deserto enquanto ainda está escuro. Isso pode ser algo considerado até perigoso.
Podemos simplesmente acordar às 5 da manhã, e encontrar um lugar tranquilo em nossa casa como nosso quarto para orar ( Mateus 6: 6-8 ). Mas também se  apessoa acorda tarde pode orar, o importante é dar prioridade a oração. Ou seja, o que quer que seja que você for fazer, antes ore!
É compreensível que tenhamos que encontrar um lugar tranquilo para conversar com Deus. Se fôssemos conversar sobre coisas profundas que nos perturbam com um amigo ou mesmo com o pastor de nossa igreja, faríamos isso em um local barulhento e com muitas distrações? É claro que não. Por isso devemos procurar um lugar tranquilo e conversar com Deus por meio da oração.

Um comentário: