OS 12 ESPIAS E AS 10 LIÇÕES DA FÉ VENCEDORA! - Esboço de Sermão



OS 12 ESPIAS E AS 10 LIÇÕES DA FÉ VENCEDORA! 

10 Lições que vão Impactar poderosamente a sua vida! 

"E falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Envia homens que espiem a terra de Canaã, que eu hei de dar aos filhos de Israel; de cada tribo de seus pais enviareis um homem, sendo cada um príncipe entre eles.
E enviou-os Moisés do deserto de Parã, segundo a ordem do Senhor; todos aqueles homens eram cabeças dos filhos de Israel."
(Números 13:1-3) 

"E eles voltaram de espiar a terra, ao fim de quarenta dias.
E caminharam, e vieram a Moisés e a Arão, e a toda a congregação dos filhos de Israel no deserto de Parã, em Cades; e deram-lhes notícias, a eles, e a toda a congregação, e mostraram-lhes o fruto da terra.
E contaram-lhe, e disseram: Fomos à terra a que nos enviaste; e verdadeiramente mana leite e mel, e este é o seu fruto.
O povo, porém, que habita nessa terra é poderoso, e as cidades fortificadas e mui grandes; e também ali vimos os filhos de Anaque."
(Números 13:25-28) 

Introdução: Deus ordenou a Moisés que enviasse 12 homens para espiar a terra de Canaã, a terra prometida. Eles deveriam trazer um relatório sobre a terra, o povo, as cidades e os frutos. Eles voltaram depois de 40 dias, mas trouxeram um relatório contraditório. Dez deles disseram que a terra era boa, mas que o povo era forte, as cidades eram fortificadas e havia gigantes na terra. Eles desanimaram o povo de Israel, dizendo que não poderiam entrar na terra. Dois deles, Josué e Calebe, disseram que a terra era excelente, que o povo era fraco, as cidades eram abertas e que Deus estava com eles. Eles encorajaram o povo de Israel, dizendo que poderiam entrar na terra. O povo de Israel acreditou no relatório dos dez espias e se rebelou contra Deus, Moisés, Josué e Calebe. Deus ficou irado com eles e os condenou a vagar pelo deserto por 40 anos, até que toda aquela geração morresse, exceto Josué e Calebe, que entrariam na terra prometida.

Que lições podemos aprender com essa história? Vamos ver 10 delas:

1. A obediência é melhor do que o sacrifício. (1 Samuel 15:22)

Deus mandou os espias para verem a terra que ele lhes daria, não para decidirem se queriam ou não entrar nela. Eles deveriam obedecer à ordem de Deus e confiar na sua promessa, não duvidar do seu poder e se rebelar contra a sua vontade. A obediência agrada a Deus, mas o sacrifício sem obediência é inútil.


2. A fé é a certeza das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se veem. (Hebreus 11:1)

Os dez espias viram a terra com os olhos naturais e se esqueceram das coisas que Deus tinha feito por eles no passado. Eles se concentraram nos problemas e não nas promessas. Eles se deixaram levar pelo medo e não pela fé. Os dois espias viram a terra com os olhos espirituais e se lembraram das coisas que Deus tinha feito por eles no passado. Eles se concentraram nas promessas e não nos problemas. Eles se deixaram levar pela fé e não pelo medo. A fé nos faz ver o invisível e crer no impossível.

Novo Esboço de Sermão:10 MOTIVOS PARA O CRENTE ORAR

3. A boca fala do que está cheio o coração. (Mateus 12:34)

Os dez espias falaram mal da terra e do povo, porque tinham um coração incrédulo e murmurador. Eles contaminaram o povo com as suas palavras negativas e desanimadoras. Eles foram instrumentos de Satanás para desviar o povo de Deus. Os dois espias falaram bem da terra e do povo, porque tinham um coração crente e agradecido. Eles edificaram o povo com as suas palavras positivas e animadoras. Eles foram instrumentos de Deus para conduzir o povo de Deus.

4. O homem vê a aparência, mas Deus vê o coração. (1 Samuel 16:7)

Os dez espias se impressionaram com a aparência da terra e do povo, mas não perceberam o que Deus via. Eles viram a terra como um lugar perigoso e o povo como um obstáculo. Eles se sentiram como gafanhotos diante dos gigantes. Eles se esqueceram de que Deus era maior do que qualquer inimigo. Os dois espias se impressionaram com o que Deus via, não com a aparência da terra e do povo. Eles viram a terra como um lugar abençoado e o povo como uma oportunidade. Eles se sentiram como leões diante dos gafanhotos. Eles se lembraram de que Deus era maior do que qualquer inimigo.

5. Sem fé é impossível agradar a Deus. (Hebreus 11:6)

Os dez espias desagradaram a Deus com a sua falta de fé. Eles duvidaram da bondade, do poder e da fidelidade de Deus. Eles rejeitaram a graça, o amor e o plano de Deus. Eles provocaram a ira, o juízo e a disciplina de Deus. Os dois espias agradaram a Deus com a sua fé. Eles confiaram na bondade, no poder e na fidelidade de Deus. Eles aceitaram a graça, o amor e o plano de Deus. Eles receberam a bênção, a recompensa e a vitória de Deus.

6. Tudo o que não provém de fé é pecado. (Romanos 14:23)

Os dez espias pecaram contra Deus por não crerem na sua palavra. Eles se tornaram culpados de incredulidade, rebeldia e idolatria. Eles se afastaram de Deus e se aproximaram do mundo. Eles perderam a comunhão, a paz e a alegria com Deus. Os dois espias honraram a Deus por crerem na sua palavra. Eles se tornaram exemplos de fé, obediência e adoração. Eles se afastaram do mundo e se aproximaram de Deus. Eles mantiveram a comunhão, a paz e a alegria com Deus.

7. A fé sem obras é morta. (Tiago 2:26)

Os dez espias demonstraram a sua falta de fé pelas suas obras. Eles espalharam um relatório falso e maligno entre o povo. Eles incitaram o povo à revolta e à desobediência. Eles se opuseram a Moisés, a Josué e a Calebe. Eles se recusaram a entrar na terra prometida. Os dois espias demonstraram a sua fé pelas suas obras. Eles deram um relatório verdadeiro e bom entre o povo. Eles incentivaram o povo à submissão e à obediência. Eles apoiaram Moisés, Josué e Calebe. Eles se dispuseram a entrar na terra prometida.

8. A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem. (Hebreus 11:1)

Os dez espias não tinham um firme fundamento para a sua esperança. Eles se basearam nas circunstâncias e não nas promessas de Deus. Eles se deixaram abalar pelas dificuldades e não se firmaram na fé. Eles não viram as coisas que Deus tinha preparado para eles. Os dois espias tinham um firme fundamento para a sua esperança. Eles se basearam nas promessas de Deus e não nas circunstâncias. Eles se deixaram fortalecer pela fé e não se abalaram pelas dificuldades. Eles viram as coisas que Deus tinha preparado para eles.


9. A fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. (Romanos 10:17)

Os dez espias não ouviram a palavra de Deus. Eles se fecharam para a voz de Deus e se abriram para a voz do diabo. Eles se endureceram para a verdade de Deus e se iludiram com a mentira do diabo. Eles se afastaram da fonte da fé e se aproximaram da fonte da dúvida. Os dois espias ouviram a palavra de Deus. Eles se abriram para a voz de Deus e se fecharam para a voz do diabo. Eles se sensibilizaram para a verdade de Deus e se protegeram da mentira do diabo. Eles se aproximaram da fonte da fé e se afastaram da fonte da dúvida.


10. A fé é a vitória que vence o mundo. (1 João 5:4)

Os dez espias foram vencidos pelo mundo. Eles se conformaram com o mundo e não se transformaram pela renovação da mente. Eles amaram o mundo e não amaram a Deus. Eles foram derrotados pelo medo.
Não deixe o medo te parar. Olhe para Deus pelos olhos da fé e veja os gigantes caírem por terra. 

Por: Adailton Cavalcante

Nenhum comentário:

Postar um comentário