Esboço de Sermão: A FÉ DE ABEL, FÉ QUE AGRADA A DEUS!


 A FÉ DE ABEL, FÉ QUE OFERECE O MELHOR PARA DEUS!

"E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.
Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante."
(Gênesis 4:3-5)

INTRODUÇÃO 1: Um tempo atrás, um homem puniu sua filhinha de 3 anos por desperdiçar um rolo de papel de embrulho dourado. O dinheiro estava apertado naquela época, então ele explodiu de fúria quando viu a garota tentando embrulhar uma caixa para colocar debaixo da árvore de Natal. Mais, porém, a menina levou o presente para o pai na manhã seguinte e disse: "Isto é para você, papai". Ele sentiu vergonha de sua reação de raiva, mas explodiu novamente quando viu que a caixa estava vazia. Ele gritou com ela novamente, dizendo: "Você simplesmente não sabe que quando você dá um presente a alguém, deve haver algo dentro." A garotinha olhou para cima com lágrimas nos olhos e disse: “Oh papai, não está vazio, eu mandei beijos para dentro da caixa, tudo para você papai. O pai ficou tão triste a ponto de desejar a própria morte.

Veja também: 5 GRANDES OFERTAS DA GRAÇA DE DEUS


INTRODUÇÃO 2: Vemos neste exemplo como o pai olhou pela primeira vez para o conteúdo do presente, não para a atitude do coração da menina. Aos olhos do ser humano, algumas coisas são insignificantes e aparentemente sem valor, mas Deus primeiro olha para a pessoa e olha para a atitude com que está dando o dom ou oferta.


O QUE É UMA OFERTA?   

É um ato de gratidão

É um ato de fé

É algo dado como um sinal de gratidão ou amor a alguém.

É apresentar um sacrifício ou presente como um ato de adoração.


1 - ABEL TEVE FÉ PARA DAR A DEUS A SUA MELHOR OFERTA. (Hebreus 11:4).

1.1 -Nenhuma oferta será aceitável aos olhos de Deus se não vier ou nascer da fé. (Rom.5:1)

Nestes tempos difíceis é difícil dar uma boa oferta, não é porque você não a tem, mas por falta de fé. Mas, lembre-se que sem fé é impossível agradar a Deus.

Oferta dada com fé é aquela oferta que se dá, embora você saiba que vai ficar sem nada, mas algo dentro de você (Espírito Santo) diz: "O Senhor é o meu pastor e nada me faltará"   ( Salmos 23:1) .

É importante entender que uma oferta não deve ser dada “simplesmente por nada”, para sair do compromisso. Aproxime-se de Deus acreditando que Ele o fará prosperar e abençoar você.

1.2 - Abel entendeu que não ia dar uma oferta só para sair do compromisso, mas o que estava fazendo era um sacrifício cheio de fé que ia abrir o caminho para obter a salvação.

Há pessoas que não são sensíveis ao Espírito de Deus. Às vezes Deus pede uma oferta para fazer algo na igreja ou para abençoar alguém e a primeira coisa que eles dizem: "O Senhor te repreenda " eles pensam que é a voz do diabo, mas quando Deus te pede algo grande é porque ele quer te retribuir grandemente.


2 - ABEL TEVE FÉ PARA SE DESAPEGAR DO MELHOR QUE TINHA E DAR A DEUS.

O que é melhor? É essa oferta que realmente nos custa, que dificulta a nossa entrega e que tem um valor real. É a oferta que é trazida ao altar com um coração agradecido e alegre. É aquela oferta que é trazida com uma atitude correta. Abel foi o primeiro personagem da Bíblia que mostrou fé e obediência. Ele não a deixou com raiva ou preocupado, ele teve a atitude certa para agradar a quem lhe deu tudo o que tinha.

Abel trouxe do primogênito de suas ovelhas (Gn 4:4) o melhor, um substituto para seu pecado. Devemos dar o nosso melhor a Deus e com alegria. Ele sabia que esta oferta exalaria um odor agradável ao seu Criador e que esta ofertaa marcaria a vida da humanidade por gerações.

3 - O SACRIFÍCIO QUE AGRADA A DEUS.

Antes de olhar para a oferta, Deus olha para a pessoa: Abel era reto, santo, e diz-se que era um homem piedoso e que acreditava em sacrifícios (Mt. 23:35) . Na oferta de Abel não havia malícia, não havia maldade e era uma oferta de grande fé.

Muitas pessoas acreditam que dar algo é suficiente para agradar a Deus, mas estão erradas, pois Deus avalia os motivos e a qualidade do que lhe é oferecido. Abel fez um esforço para escolher sua oferta, ele não deu o que sobrou, mas o que foi melhor.

Quando oferecemos algo a Deus ou a alguém, devemos nos alegrar pelo fato de realizar tal ação; não por quantidade, nem por qualquer outro aspecto, mas por fé e obediência, pois tudo pertence a Deus.

BENEFÍCIOS DE DAR A DEUS COM A ATITUDE CORRETA: COM “FÉ”

Agradamos a Deus. (Gênesis 4:4)

Seremos prósperos e protegidos. (Malaquias 3:10)

Ele vai nos multiplicar e adicionar mais. (Lucas 6:38)

Veremos a glória de Deus.

Nossos pedidos serão atendidos.

CONCLUSÃO : Ao oferecer a Deus de todo o coração você recebe seu milagre e recompensa. Um de seus primeiros milagres é que quando você entrega sua vida a Deus, Ele a devolverá limpa e mudada.  A grande recompensa é a salvação que vem de oferecer seu coração a Deus. Hoje é a hora de você se aproximar Dele e conseguir o seu milagre. 

Autor: Guillermo Jiménez

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE, CLIQUE EM:

David Paul Yonggi Cho: O SEGREDO DA VERDADEIRA PROSPERIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário