7 SEGREDOS PODEROSOS PARA VENCER OS GIGANTES - Esboço de Sermão

Nesse Esboço de Sermão, eu compartilho com você: 
OS SETE SEGREDOS PODEROSOS PARA VENCER QUALQUER DIFICULDADE NA VIDA 


SETE SEGREDOS PODEROSOS PARA VENCER OS GIGANTES

Introdução:
Meus irmãos e irmãs em Cristo, eu quero falar com vocês hoje sobre um assunto muito importante: a fé. A fé é a chave para vencer qualquer dificuldade na vida. A fé é a certeza das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. A fé é o que nos conecta com Deus, o que nos faz herdeiros das suas promessas, o que nos dá autoridade sobre o inimigo, o que nos faz mais do que vencedores em todas as situações.

Os gigantes também representam as dificuldades que enfrentamos na vida!
VOCÊ SABIA QUE POR MEIO DA FÉ, VOCÊ PODE VENCER QUALQUER DIFICULDADE NA VIDA? Sim, você pode, porque Deus é fiel e poderoso para cumprir tudo o que ele disse. Ele não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa. Ele é o mesmo ontem, hoje e eternamente. Ele é o Deus do impossível, que faz coisas maravilhosas para aqueles que nele confiam.


Mas como podemos ter fé? Como podemos exercitar a nossa fé? Como podemos aumentar a nossa fé? A Bíblia nos ensina que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus. Portanto, se queremos ter fé, precisamos ouvir a palavra de Deus. Precisamos ler a Bíblia, meditar nela, memorizá-la, confessá-la, praticá-la. Precisamos alimentar o nosso espírito com a palavra de Deus, que é viva e eficaz, e que é mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes.

A palavra de Deus é a semente da fé. Quando plantamos a palavra de Deus no nosso coração, ela germina, cresce e produz frutos. A palavra de Deus é a luz que ilumina o nosso caminho. Quando seguimos a palavra de Deus, ela nos guia, nos protege e nos abençoa. A palavra de Deus é o escudo da fé. Quando usamos a palavra de Deus, ela nos defende, nos fortalece e nos liberta.

Meus irmãos e irmãs, eu quero encorajá-los a ter fé em Deus. Não olhem para as circunstâncias, não se deixem abater pelos problemas, não duvidem das promessas de Deus. Olhem para Jesus, o autor e consumador da nossa fé. Ele é o nosso exemplo, o nosso modelo, o nosso líder, o nosso salvador, o nosso senhor. Ele é aquele que venceu o mundo, que venceu a morte, que venceu o diabo. Ele é aquele que nos ama, que nos perdoa, que nos cura, que nos restaura, que nos enche do seu Espírito.

Ele é aquele que nos diz: "Tudo é possível ao que crê". Ele é aquele que nos diz: "Se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará". Ele é aquele que nos diz: "Em verdade vos digo que se pedirdes alguma coisa ao Pai, em meu nome, ele vo-la concederá". Ele é aquele que nos diz: "Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos".

Todos nós enfrentamos gigantes em nossas vidas, sejam eles problemas, desafios, tentações, adversários ou circunstâncias que nos intimidam e nos fazem sentir pequenos e fracos.
Mas Deus nos ensina, através da história de Davi, que é possível vencer os gigantes com a sua ajuda e com a sua graça. 

Davi foi um jovem pastor que se tornou rei de Israel, e que enfrentou e derrotou o gigante Golias, que afrontava o povo de Deus! 
Como Davi conseguiu essa façanha? Quais foram os segredos que ele usou para vencer o gigante? Vamos aprender com ele "sete princípios que podem nos ajudar a enfrentar e superar os gigantes que surgem em nosso caminho" .

Desenvolvimento:

O Primeiro Segredo é:
TER UM CORAÇÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS. 
Davi foi escolhido por Deus para ser rei, não por sua aparência ou sua força, mas por seu coração. A Bíblia diz que Davi era um homem segundo o coração de Deus (Atos 13:22). 

Isso significa que ele amava a Deus, obedecia aos seus mandamentos, se arrependia de seus pecados e buscava a sua vontade. Para vencer os gigantes, precisamos ter um coração que agrada a Deus, que confia nele e que se submete a ele.

O Segundo Segredo é 
TER UMA FÉ CORAJOSA E OUSADA. 
Davi não se intimidou com o tamanho, a força ou as ameaças de Golias. Ele confiou que Deus era maior e mais poderoso do que o gigante, e que lhe daria a vitória. Ele disse a Golias: “Tu vens contra mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu venho a ti em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado” (1 Samuel 17:45). 

Para vencer os gigantes, precisamos ter uma fé que não se abala pelas circunstâncias, que não se deixa levar pelo medo, mas que se firma nas promessas de Deus e no seu poder.


O Terceiro Segredo é: 
TER UMA VISÃO ESPIRITUAL E NÃO CANAL. 
Davi não viu Golias como um problema impossível, mas como uma oportunidade para glorificar a Deus. Ele disse: “Hoje mesmo o Senhor te entregará na minha mão, e ferir-te-ei, e tirar-te-ei a cabeça, e os corpos do arraial dos filisteus darei hoje mesmo às aves do céu e às feras da terra; e toda a terra saberá que há Deus em Israel” (1 Samuel 17:46). 

Para vencer os gigantes, precisamos ter uma visão que não se limita ao natural, mas que enxerga o sobrenatural, que não se foca no problema, mas na solução, que não se preocupa com o que os homens pensam, mas com o que Deus quer.

O Quarto Segredo é 
TER UMA ATITUDE DE AÇÃO E NÃO DE PASSIVIDADE. 
Davi não ficou parado esperando que alguém fizesse algo, mas ele se prontificou a enfrentar o gigante. Ele disse a Saul: “Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu” (1 Samuel 17:32). 

Ele também não perdeu tempo em conversar com Golias, mas logo partiu para o ataque. Ele disse: “E sucedeu que, levantando-se o filisteu, e indo encontrar-se com Davi, apressou-se Davi, e correu ao combate, a encontrar-se com o filisteu” (1 Samuel 17:48). Para vencer os gigantes, precisamos ter uma atitude de iniciativa, de disposição, de coragem, de não ficar esperando que as coisas aconteçam, mas de fazer as coisas acontecerem, com a ajuda de Deus.


O Quinto Segredo é 
TER UMA ESTRATÉGIA SÁBIA E NÃO IMPRUDENTE. 
Davi não foi contra Golias com as armas que Saul lhe ofereceu, mas com as armas que ele conhecia e dominava. Ele disse: “Não posso andar com estas coisas, pois nunca as experimentei. E Davi tirou-as de si” (1 Samuel 17:39). 

Ele escolheu cinco pedras lisas do ribeiro, e as colocou no seu alforje de pastor, e tomou a sua funda na mão. Ele sabia que a sua arma era eficaz e precisa, e que Deus lhe daria a habilidade para acertar o alvo. Ele atirou uma pedra na testa de Golias, e o derrubou por terra. Para vencer os gigantes, precisamos ter uma estratégia que seja adequada à situação, que use os recursos que temos, que aproveite as oportunidades que surgem, e que conte com a direção de Deus.

O Sexto Segredo é 
TER UMA MOTIVAÇÃO PURA E NÃO EGOÍSTA. 
Davi não foi contra Golias por vanglória, por fama, por dinheiro ou por poder. Ele foi por amor a Deus, por zelo pela sua glória, por honra ao seu nome, por fidelidade à sua aliança. Ele disse: “Pois quem é este incircunciso filisteu, para afrontar os exércitos do Deus vivo?” (1 Samuel 17:26). 

Ele também disse: “E toda esta congregação saberá que o Senhor salva, não com espada, nem com lança; porque do Senhor é a guerra, e ele vos entregará na nossa mão” (1 Samuel 17:47). Para vencer os gigantes, precisamos ter uma motivação que seja sincera, que busque a glória de Deus, e não a nossa, que exalte o seu nome, e não o nosso, que reconheça o seu poder, e não o nosso.


O Sétimo Segredo é 
TER UMA PERSEVERANÇA FIRME E NÃO DESISTENTE. 
Davi não se contentou em apenas derrubar Golias, mas ele foi até ele, e tomou a sua espada, e o degolou, e tirou-lhe a cabeça. 

Ele não deu chance para o gigante se levantar, nem para os filisteus o socorrerem. Ele garantiu a sua vitória, e a do povo de Deus. Ele também não parou de lutar depois de vencer Golias, mas continuou a guerrear contra os inimigos de Deus, e a conquistar territórios para o seu reino. Para vencer os gigantes, precisamos ter uma perseverança que não se acomoda, que não se conforma, que não se cansa, que não desanima, mas que segue em frente, até completar a obra que Deus nos confiou.) 

Conclusão:

Esses são os sete segredos poderosos para vencer gigantes, que aprendemos com a história de Davi, na Bíblia. Se aplicarmos esses princípios em nossas vidas, com a ajuda do Espírito Santo, poderemos enfrentar e superar os gigantes que se levantam contra nós, e viver uma vida vitoriosa em Cristo Jesus.
Que Deus nos abençoe, e nos dê graça e sabedoria para vencer os gigantes, em nome de Jesus.

Portanto, meus irmãos e irmãs, tenham fé em Deus. Creiam na sua palavra. Declarem a sua palavra. Vivam pela sua palavra. E vocês verão o poder de Deus se manifestar na sua vida. Vocês verão as portas se abrirem, os milagres acontecerem, as vitórias chegarem. Vocês verão a glória de Deus brilhar sobre vocês. Vocês verão que por meio da fé, vocês podem vencer qualquer dificuldade na vida. Amém.

Por: Adailton Cavalcante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário