A SOBERANIA DE DEUS SOBRE A HISTORIA E O DESTINO - Esboço de Sermão


Descubra Tesouros Espirituais: No Blog OrarPregar, mergulhe em esboços de sermões e estudos bíblicos imperdíveis. Cresça na fé e compartilhe a Palavra!


A SOBERANIA DE DEUS SOBRE A HISTORIA E O DESTINO 

"Ainda antes que houvesse dia, eu sou; e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos; operando eu, quem impedirá?" 
(Isaías 53.13)

Introdução: 
O versículo de Isaías 43:13 nos revela uma verdade poderosa sobre o caráter e a ação de Deus. Ele é o eterno, o imutável, o todo-poderoso, o que governa sobre todas as coisas e ninguém pode frustrar os seus planos. Ele é o Senhor da história e do destino, tanto dos indivíduos como das nações. Ele é o que nos criou, nos redimiu, nos sustenta e nos conduz para o seu propósito final.

Desenvolvimento:

1. Deus é o eterno: "Ainda antes que houvesse dia, eu Sou" 
    - Deus não tem começo nem fim, ele existe desde a eternidade e para a eternidade. Ele é o alfa e o ômega, o princípio e o fim (Apocalipse 22:13).
    - Deus não depende de nada nem de ninguém para existir, ele é auto-existente, auto-suficiente e incriado. Ele é o que tem a vida em si mesmo (João 5:26).
    - Deus não muda com o tempo, ele é imutável, fiel e constante. Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre (Hebreus 13:8).

Novo Esboço de Sermão: EM BUSCA DE PODER DO ALTO

2. Deus é o todo-poderoso: "e ninguém há que possa fazer escapar das minhas mãos"
    - Deus tem todo o poder, autoridade e domínio sobre a sua criação. Ele faz tudo conforme a sua vontade, tanto no céu como na terra (Daniel 4:35).
    - Deus não pode ser resistido, impedido ou limitado por nenhuma força ou circunstância. Ele é soberano sobre os anjos, os demônios, os homens e as nações (Salmo 115:3).
    - Deus não pode ser surpreendido, enganado ou frustrado por nenhuma conspiração ou rebelião. Ele conhece todas as coisas, vê todas as coisas e julga todas as coisas com justiça (Salmo 2:1-6).

3. Deus é o criador: "operando eu" 
    - Deus é a fonte de toda a existência, ele criou todas as coisas do nada, por meio da sua palavra poderosa (Gênesis 1:1; Hebreus 11:3).
    - Deus é o sustentador de toda a vida, ele preserva todas as coisas pela sua providência bondosa (Neemias 9:6; Colossenses 1:17).
    - Deus é o senhor de toda a história, ele dirige todas as coisas para o seu fim determinado (Isaías 46:10; Efésios 1:11).

4. Deus é o redentor: "quem impedirá?" 
    - Deus é o salvador de todo aquele que crê, ele enviou o seu Filho unigênito para morrer na cruz pelos nossos pecados e ressuscitar para a nossa justificação (João 3:16; Romanos 4:25).
    - Deus é o libertador de todo aquele que clama, ele nos livra do poder das trevas e nos transporta para o reino do seu Filho amado (Salmo 34:17; Colossenses 1:13).
    - Deus é o transformador de todo aquele que segue, ele nos regenera pelo seu Espírito Santo e nos conforma à imagem do seu Filho amado (Tito 3:5; Romanos 8:29).

5. Deus é o protetor: "das minhas mãos" 
    - Deus é o refúgio de todo aquele que confia, ele nos guarda sob as suas asas e nos faz habitar em segurança (Salmo 91:1-4).
    - Deus é o provedor de todo aquele que depende, ele supre todas as nossas necessidades segundo as suas riquezas em glória (Filipenses 4:19).
    - Deus é o consolador de todo aquele que sofre, ele enxuga todas as nossas lágrimas e nos dá a sua paz que excede todo o entendimento (Apocalipse 21:4; Filipenses 4:7).

6. Deus é o guia: "operando eu" 
    - Deus é a luz de todo aquele que busca, ele nos revela a sua vontade pela sua palavra e nos ilumina pelo seu Espírito Santo (Salmo 119:105; João 16:13).
    - Deus é a força de todo aquele que serve, ele nos capacita com os seus dons e nos fortalece pelo seu poder (1 Coríntios 12:4-11; Efésios 3:16).
    - Deus é a graça de todo aquele que erra, ele nos perdoa com a sua misericórdia e nos restaura com o seu amor (1 João 1:9; Salmo 51:12).

7. Deus é o rei: "quem impedirá?" 
    - Deus é o soberano de todo o universo, ele reina com majestade e glória sobre todas as coisas (Salmo 93:1; Apocalipse 19:6).
    - Deus é o juiz de toda a humanidade, ele virá com justiça e fidelidade para julgar os vivos e os mortos (Atos 17:31; Apocalipse 22:12).
    - Deus é o noivo de toda a igreja, ele voltará com honra e beleza para buscar a sua noiva amada e levá-la para a sua casa eterna (João 14:3; Apocalipse 21:2).

Novo Esboço de Sermão: A FÉ DE ABEL, FÉ QUE AGRADA A DEUS!

Conclusão: 
O versículo de Isaías 43:13 nos convida a reconhecer, adorar e servir a Deus como o nosso soberano Senhor. Ele é o eterno, o todo-poderoso, o criador, o redentor, o protetor, o guia e o rei. Ninguém pode escapar das suas mãos, ninguém pode impedir os seus planos, ninguém pode resistir à sua vontade. Ele é digno de toda a honra, glória, louvor e gratidão. Que possamos render-lhe toda a nossa vida, confiar nele em todas as circunstâncias e obedecer-lhe em todos os seus mandamentos. Amém.

Por: Adailton Cavalcante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário