UMA VIDA COM PROPÓSITOS - Esboço de Sermão


UMA VIDA COM PROPÓSITOS

"E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus."(Romanos 12:2)

Introdução

O escritor cristão Rick Warren disse certa vez: "A pior tragédia do ser humano não é a morte, mas ter uma vida sem propósito".

É que quase todos os dias ouvimos à nossa volta: não sei o que fazer da minha vida! Quem sou? De onde venho? A quem eu pertenço? O que vai acontecer com meu futuro? Por que vim a este mundo?

Veja também: AINDA NÃO TENDES FÉ? - Esboço de Sermão

Embora essas frases tenham estado na mente e no coração dos seres humanos, especialmente na adolescência e juventude; Hoje, devido à deterioração da família, a solidão, a dor e à decepção vivida por muitos jovens, são questões que se tornaram mais relevantes e que, como nunca antes, exigem uma resposta forte.

I - Procurando um significado para a vida

Isso é algo que não nos é ensinado na escola ou na universidade, nem é um assunto que preocupe os pais, pois muitos deles também não encontraram uma resposta pessoal; antes, o que vemos é que cada um tenta encontrar "seu próprio sentido de vida".

O que deve ficar claro para nós é que se trata de um assunto de vital importância, porque quando não há sentido em viver, tudo o que fazemos perde o sentido, isso também nos coloca na incerteza de “procurar algo e não saber o que é”.

Aqui estão algumas coisas que todos nós pesquisamos e outros estão procurando para tentar encontrar um sentido na vida:

1 - O prazer:

Primeiro é a cultura do prazer como principal motivador do comportamento humano e principalmente dos jovens. “Sentir prazer extremo e evitar todo tipo de dor” é o que realmente importa, e eles acabam enredados em todo tipo de paixões confusas, trazendo mais tristeza e vazio ao coração.

"Foge também das paixões da mocidade; e segue a justiça, a fé, o amor, e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor.' (2 Timóteo 2:22)

2 - O ocultismo:

Muitos vão a todos os tipos de práticas esotéricas e místicas para encontrar o significado de suas vidas e tristemente consultam o poder de energia das pirâmides, pedras, comunicação com espíritos, satanismo, entre outros, a resposta às suas preocupações e incertezas .

3 - Falsas filosofias e religiões:

Outros buscam nas filosofias modernas e em diferentes ideologias e religiões de origem oriental, uma direção para seu destino, uma missão de vida.

"Vede que ninguém vos engana por meio de filosofias e sutilezas vazias, segundo as tradições dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo." Colossenses 2: 8

4 - Riqueza material e status social:

Muitos podem acreditar que o sentido de suas vidas está em adquirir riquezas e, assim, começar uma carreira estimulada pelo materialismo e pelo consumismo.


II - Onde encontrar o verdadeiro significado?

"E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (Tessalonicenses 5:23)

Sendo o homem um ser tridimensional: espírito, alma e corpo, seu sentido de vida não pode estar na dimensão física (corpo), nem na dimensão psicológica (alma), pois o homem em essência é um ser espiritual.

Quando Deus nos criou, ele já tinha um plano maravilhoso em mente, ou seja, já havia definido a nossa “missão” de vida. Para viver esse projeto e descobrir essa missão, precisamos conhecê-lo pessoalmente por meio de Jesus Cristo, Aquele que viveu a vida mais perfeita e plena de toda a história da humanidade.

O jovem de hoje não se contenta com meias respostas, em tudo que faz e em seu estilo de vida, embora não tenha consciência disso, busca a transcendência espiritual, assim como o sábio Salomão fez:

"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.
Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?" (Eclesiastes 1:2,3)

Veja também: A CURA DA MULHER DO FLUXO DE SANGUE

Conclusão

Confiar totalmente em Deus é o seu maior propósito. E não podendo fazer isso, ele enviou seu filho Jesus Cristo para nos mostrar o caminho. Por isso, o verdadeiro sentido da vida é deixar Cristo agir em nós e por nós, para manifestar a sua glória em todas as situações da nossa existência. Essa é a vida abundante, voltar para Deus e desfrutar de seus planos.

Não podemos nos enganar, não haverá outra coisa ou pessoa com quem possamos experimentar a plenitude da vida.

Desista da busca por alegrias fugazes que só o levaram a viver decepcionado com os outros, na vida e, por fim, consigo mesmo. Busque a Deus , Nele está a resposta que você procura.

Esta Mensagem vai te Inspirar Poderosamente!

PARA ASSISTIR NO YOUTUBE, CLIQUE EM: 

Charles Spurgeon: A ORAÇÃO É O SEGREDO DA VITÓRIA


Nenhum comentário:

Postar um comentário