A CURA DA MULHER DO FLUXO DE SANGUE - Esboço de Sermão


A CURA DA MULHER DO FLUXO DE SANGUE

Introdução: 
O QUE A VERDADEIRA FÉ FAZ NA VIDA DE UMA PESSOA?
Mudanças tremendas. Milagres como o que você vai agora nesta mensagem.

I) A FÉ EM JESUS ACENDE UMA ESPERANÇA: (V. 25-26)

      A. "O Sofrimento da Mulher" 
Sua doença afetou toda a sua vida. Era considerada impuro pela lei de seu tempo. (Lv. 15: 25-30) 
Era quase como se ela estivesse leprosa. Isso afetou sua vida:
Marital = Ela não poderia estar com o marido.
Materna = Ele não poderia estar com seus filhos.
Dona de casa = ela tinha que ter suas próprias coisas, uma colher, um prato, uma cama para ela, uma cadeira, etc.
Religioso = Ela não podia ir ao templo.
Social = Ninguém se aproximava dela.

        B. Porque “eu sofri muito com muitos médicos”
Do ponto de vista médico, essa mulher foi despejada, mas ninguém teve a cortesia de lhe dizer. Talvez muitos deles tenham experimentado isso, levantando falsas esperanças. Talvez os tratamentos tenham sido drásticos, mas sem resultados positivos. Quantas pessoas perambulam pelo mundo em busca de ajuda para sua alma cansada e tudo o que recebem são decepções. Falsas religiões, homens querendo ser Deus. Mas o que os homens não podem fazer, Deus pode fazer.
 

      C. Porque "gastou tudo o que tinha"
Essa mulher provavelmente já teve dinheiro em algum momento, mas agora está pobre e doente. Ela gastou tudo e não encontrou saúde. Ele tentou de tudo, desde os remédios mais sofisticados e caros até os remédios mais caseiros e comuns. Isso ilustra perfeitamente que os remédios humanos são ineficientes contra doenças espirituais. Agora não era apenas estresse físico, mas também estresse financeiro. Era como sal em uma ferida aberta.
 
    D. Como “nada havia se aproveitado disso, ela só piorava”.
Os remédios e remédios não o ajudaram apenas a piorar. Não havia mais nada a fazer. Seus esforços foram inúteis, seu dinheiro foi inútil. Suas esperanças transbordaram. Quando queremos procurar ajuda em outras coisas ou nos homens, muitas vezes tornamos a vida mais complicada.
 
    E. Porque ela “ouviu falar de Jesus”
Não sabemos como ela tinha ouvido falar de Jesus, mas ela despertou sua esperança. A fama de cura de Jesus reacendeu a chama do seu coração. Finalmente, há alguém que depois de tantos anos pode fazer algo por ela! Jesus não é apenas o melhor, mas o único recurso para uma vida doente de pecado. A mulher não tinha visto nenhum milagre de Jesus, apenas "ouvido falar dele". "A fé vem pelo ouvir" (Rom. 10:17)
 
II) A FÉ EM JESUS RECONHECE O SEU PODER: (V.27-28)

      A. O reconhecimento é grande e sempre leva a Jesus Cristo. Ela não pensou em ter uma entrevista com Jesus, apenas em tocar seu manto. Para uma mulher saudável, tocar no manto de Jesus não significaria nada, para esta mulher doente significava tudo.

     B. Saber reconhecer quem você é, quem é o Senhor e o que ele pode fazer por você não é de ninguém. Ela acreditava que apenas tocando a "borda" (Lc. 8:44), isto é, o fim ou a borda do manto; Seria saudável. Isso é fé.

     C. É reconhecer o enorme poder que Jesus tem. O que ouvi de Jesus foi tão convincente que imediatamente o que tentei foi tocar em uma parte da roupa de Jesus. Saiba que o que ninguém mais poderia fazer, Jesus fará. Isso é fé e ela reconheceu. Muitas pessoas reconhecem que Jesus tem poder, mas não o suficiente para ajudá-las. E isso não é fé.
 

III) A FÉ EM JESUS TOMA DECISÕES: (Lc 8:44)

     A. Decida não perder mais tempo.
Essa mulher já havia perdido os melhores 12 anos de sua vida. E não estava disposta a morrer nessa condição. Ela queria viver uma vida normal. Ela queria uma vida social, se casar e ter filhos, se ainda não o tivesse feito. Eu queria ir ao templo. Ser como as outras mulheres. Ela não desistiu. Aproveitou a oportunidade de poder tocar em Jesus.

    B. Decida superar os obstáculos.

Esse tipo de decisão supera todos os obstáculos, e o primeiro obstáculo a ser superado é: que, para tocar em Jesus, você precisa tocar as pessoas e, se as pessoas o reconhecerem, você perde a oportunidade. Mas ela estava disposta a correr o risco. O que ela fez foi algo pequeno comparado ao que Jesus fez por ela. A cura começa quando fazemos algo. Começa quando alcançamos, quando damos o primeiro passo. Quantas pessoas precisam da ajuda de Deus, mas não fazem nada. A ajuda de Deus está disponível apenas para aqueles que O procuram.
"Quem procura encontra".
 

IV) A FÉ EM JESUS EXPERIMENTA MUDANÇAS: (V.29)

      A. Mudanças no coração. 
Esta mulher, neste momento de sua vida, não apenas teve problemas em seu corpo externo, mas também interiormente. Os problemas de seu corpo eram: doença, pobreza, anemia. Os problemas do coração eram: solidão, medo, desânimo. Mas quando tocou o manto de Jesus, ela começou a sentir uma mudança em sua vida. Muitos vivem suas vidas sangrando. Ou seja, a vida está indo embora e eles não decidiram tocar em Jesus. Drogas, álcool, tabagismo estão fazendo a vida sair das mãos e as pessoas não fazem nada.

    B. A mudança acontece quando nos aproximamos de Jesus.


V) A FÉ EM JESUS TORNA-SE PÚBLICA: (V. 30-33)

    A. Ela tocou secretamente em Jesus, queria passar por ele discretamente como alguém que entra no ônibus e se senta no último lugar sem falar com ninguém. Mas Jesus não está disposto a fazer isso acontecer. Ele quer publicar o milagre, publicar sua fé.
Não devemos sentir vergonha ao agir com base na fé. Não podemos ser discípulos de Cristo em segredo como Nicodemos. Jesus reivindica sua presença. Ele quer que você esteja na frente dele. Jesus pergunta: “Quem me tocou? O toque chama a atenção. Do manto para o rosto. Da mão para os olhos. Jesus sabe que tocar e empurrar são duas coisas muito diferentes. O impulso é apenas pressão sem rosto. Um pedaço anônimo. Uma força sem nome, sem história. Motivado apenas pelas circunstâncias. O toque é pessoal e íntimo e Jesus quer que todos saibam.

    B. Jesus quer confessar você diante do Pai.
Jesus disse: “Portanto, para qualquer um que me confessar diante dos homens, eu também confessarei diante de meu Pai que está no céu. E a qualquer um que me negar diante dos homens, também o negarei diante de meu Pai, que está no céu. ” (Mt. 10: 32-33) 


VI) A FÉ EM JESUS SEMPRE É RECOMPENSADA: ( V.34)

    A. Jesus nos conforta. Há quanto tempo aquela pobre mulher não ouvia aquela palavra afetuosa? Ela provavelmente se acostumou a ser chamada de "imunda". Mas aqui Jesus chama: filhaEsta é a única ocasião registrada em que Jesus diz: filha para uma mulher. Talvez porque ela precisasse dele mais do que ninguém.
“Para quem sempre é amado, uma palavra de amor pode ser uma migalha, mas para quem tem fome de amor pode ser um banquete. E Jesus deu a esta mulher um banquete.
 
     B. Jesus está disposto a fazer por você o que ninguém mais está disposto a fazer. "Ele é o único que olha o que você tem sido, o que você é e o que você será um dia. Ele está esperando por você.

Veja também: ORANDO SEMPRE COM PODER

Conclusão
Eu me pergunto o que teria acontecido se essa mulher tivesse ficado com o que sabia sobre Jesus e nunca ousasse tocá-lo. Eu provavelmente não teria vivido muito. Sua vida teria sido como muitas no esquecimento. Mas sua fé a levou à pessoa certa. À pessoa que, no seu amor, está disposta a transformar-nos naquilo que nos criou. 


Um comentário: