CONTENTES, MESMO ENFRENTANDO MOMENTOS DIFÍCEIS!

Esboço de Sermão



CONTENTES MESMO ENFRENTANDO MOMENTOS DIFÍCEIS
Texto bíblico: Filipenses 4: 11-13

1. Introdução


O Propósito deste esboço de sermão é de nos inspirar a ter paciência quando passarmos pelas lutas e esperarmos no Senhor que sempre honra a fé daqueles que esperam nele.
Esta mensagem nos inspira a sermos felizes na escassez e agradecidos na abundância.

Contexto

Esta passagem é a continuação de uma ideia iniciada no versículo 10 deste capítulo e termina no versículo 19 . Toda essa passagem é sobre a oferta que os filipenses deram a Paulo.
O apóstolo Paulo agradece aos filipenses pela ajuda que lhe haviam dado para continuar exercendo o seu ministério. E no versículo 10, Paulo diz que eles não puderam continuar ajudando, porque não tiveram a oportunidade.
Então, no versículo 11, o apóstolo Paulo esclarecerá o que ele quis dizer. Ele não disse porque estava necessitado e tinha pena ou pedia dinheiro aos irmãos de Filipos. De qualquer maneira. Além de agradecer o que eles fizeram por ele, Paulo explica que Deus é o seu principal Sustentador. E Ele é quem sempre o ajudou.
Agora, o apóstolo começa a explicar como Deus o treinou para enfrentar qualquer situação em que estivesse vivendo. Ele aprendeu a ser alegre, seja em falta ou em abundância.
I. Alegria no momento da falta 

a. Paulo experimentou pobreza.

O apóstolo Paulo era uma pessoa que vivia muitas necessidades. Ele era um construtor de tendas, mas esse trabalho não dava muito dinheiro na época ( Atos 18: 3 ). Paulo foi totalmente dedicado ao ministério, e isso não trouxe lucro, pelo menos não monetário. Além disso, as perseguições, as prisões, as fugas extremas de certas cidades para escapar da morte o levaram a viver muitas aflições.

De fato, em diferentes cartas, Paulo diz que, devido ao seu ministério, ele teve que passar por vários tipos de falta. Eles eram a escória do mundo e todos, haviam literalmente abandonado tudo para servir ao Senhor ( 1 Coríntios 4: 7-13 ). Em outras palavras, em todos os momentos, eles carregavam a morte de Jesus em seus corpos ( 2 Coríntios 4:10 ). Todos esses sofrimentos envolviam fome, sede, nudez, fadiga, frio e jejum ( 2 Coríntios 6: 4-5 ; 11:27 , 33 ). Além disso, ao escrever esta carta, Paulo estava preso, vivendo, talvez, todas essas coisas! Se havia alguém que conhecia a pobreza, esse era Paulo.

b. Paulo aprendeu a viver nessa situação.

Agora, Paulo diz que, mesmo nessas situações, ele aprendeu a viver. Ele sabia ser feliz, mesmo quando havia necessidade: fome, frio ou sede.
Isso parece paradoxal, mas é possível. Porque a alegria do Senhor não depende de nenhuma força humana ou de qualquer situação externa. É uma alegria que supera toda compreensão e situação ( 4: 7 ).
Portanto, não é sobre a situação em que vivemos, mas sobre a fé que temos que enfrentar esses testes. Devemos mudar todos os maus pensamentos, para bons, humildes e cheios de confiança em Deus ( versículos 7-8 ). Esse é o segredo da alegria na escassez.
II Alegria na abundância

a. Paulo viveu em abundância.

Como o apóstolo também diz, houve um tempo muito bom também. Já temos certeza de que, antes de sua conversão, ele tinha um lugar muito importante entre os fariseus ( Filipenses 3: 4-6 ). Paulo veio de pais ricos, ou pelo menos com uma boa posição econômica. Somente então ele poderia explicar a cidadania romana por nascimento ( Atos 22: 25-29 ) e seus estudos com Gamaliel ( versículo 3 ) Porém, o Apóstolo Paulo foi capaz de abandonar todo status que tinha, para se dedicar a obra da pregação do evangelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário