É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, VIVENDO NA MENTIRA!

Esboço de Sermão

É IMPOSSÍVEL AGRADAR A DEUS, VIVENDO NA MENTIRA!


"Por isso, deixando a mentira, que cada um fale a verdade com o seu próximo, porque somos membros do mesmo corpo." (Efésios 4:25)

1. Introdução

Deus não aceita o mentiroso em seu reino. A mentira é um pecado muito grande que inevitavelmente nos distancia do caminho de Deus e dos irmãos. Porque Ele é a própria verdade que veio nos revelar ao Pai.
É por isso que devemos nos esforçar para viver na verdade, imitando a Cristo, nosso Mestre. De fato, se nos chamamos cristãos e não guardamos os mandamentos, já estamos na mentira.

I. Unidos na verdade ( Efésios 4.25 )

Se não descartamos a mentira e andamos na verdade, estamos errando. Porque se mentimos para o irmão, que é nosso membro para o batismo, estamos mentindo para nós mesmos. Tão forte é a união que nos dá fé, que nossos pecados afetam toda a comunidade. Mas especialmente a mentira deve ser descartada, porque nos afasta de Deus, que é a única Verdade.

II Salmo 101: 6,7

"Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que morem comigo; o que anda em reto caminho, esse me servirá.
Não ficará em minha casa o que usa de fraude; o que fala mentiras não permanecerá diante dos meus olhos." 

O Senhor abomina quem conta mentiras. Ele não permitirá que habitemos em sua casa, se nossa língua estiver dobrada. Portanto, buscar refúgio no engano é privar-nos do refúgio de Deus. Muitas vezes mentimos para salvar nossa imagem, mas para Deus que vê tudo, não podemos mentir para ele.
Quando mentimos, tentamos parecer bem diante dos outros. Pode ser por fingir o que não somos, bem como por proteger nossa imagem da humilhação. Outras vezes, mentimos com maior malícia, para confundir o próximo e fazê-lo errar.
Se andarmos assim, em vez de parecermos com Deus, pareceremos com o inimigo ( João 8:44 ). Estaremos andando com o diabo, que é um mentiroso desde o início. É por isso que o diabo é tão contrário a Deus. Que o engano seja encontrado em nossos lábios. É um vício muito forte, que devemos arrancar para que não nos leve à perdição

III A verdade é Cristo ( João 14: 6 )

Quando nos afastamos da verdade, estamos nos afastando do próprio Cristo. É semelhante a afastar-se do amor, pois Deus também é amor ( 1 João 4: 8 ). É por isso que mentir é um pecado tão sério, porque nos afasta da essência divina e expulsa o Espírito Santo de nossa alma.
Nossa alegria como cristãos deve ser: viver na verdade .
João 10:32 Cristo nos revela ao Pai. Esta é a verdade suprema, em oposição à maior mentira que é a negação da existência de Deus. Como seguidores de Jesus, nele devemos encontrar o antídoto contra o veneno do engano. Ao nos aproximarmos de nosso Senhor, estaremos mais longe do pai da mentira.
Se deixarmos que a mentira domine nossos corações, será cada vez mais difícil reconhecer a face da verdade. Até a visão que temos de nós mesmos é distorcida. Acreditamos que somos discípulos de Jesus, mas na realidade estamos vivendo um discipulos de decepção.

III Não guardar os mandamentos é mentir para nós como cristãos ( 1 João 2: 4 )

Se afirmarmos que Jesus é nosso Mestre e que somos filhos de Deus, devemos cumprir a lei mostrada nos mandamentos. Se não o fizermos, não estamos sendo fiéis, e a infidelidade é uma mentira. Não conhecemos verdadeiramente o Senhor se não observarmos a lei que dá vida. O Espírito Santo não pode habitar em nossa alma e, portanto, estamos longe da verdade.
Viver desonestamente nos desacredita como seguidores de Jesus. Portanto, não apenas nos machucamos, mas também somos uma pedra de escândalo para aqueles que não têm fé. Dessa maneira, nos comportamos como assassinos da fé. É um pecado muito sério, porque leva à destruição de outros que deixam de acreditar em nossa causa.
O verdadeiro cristão se alegra em viver na verdade, abandonando toda obra que o afasta dela. Colossenses 3: 9-10 ) Ao abandonarmos o velho homem e nos vestirmos do novo, precisamos buscar a verdade para brilhar em nossas vidas. Dessa maneira, seremos testemunhas da mudança que Jesus operou em nós e que cresce dia a dia em seu conhecimento.
Veja também: 

Conclusão

O primeiro danificado com a mentira, somos nós mesmos. Mas é um pecado tão sério que se espalha por toda parte e afeta os irmãos. Como todos somos membros do mesmo Corpo, esse mal volta para nós e se acumula em nossas cabeças.
Cristo é o caminho, a verdade e a vida. Se somos seus discípulos, devemos andar como Ele andou. Se não o fizermos, somos mentirosos que querem se considerar cristãos. Estamos mentindo para nós e chocamos aqueles que ainda não conhecem o Senhor.
Mas não devemos nos desesperar, Deus é maior que a mentira. E perdoa nossos pecados, não nos deixando em perdição. Se confessarmos nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar nossos pecados e nos purificar de todo mal " ( 1 João 1: 9 

Nenhum comentário:

Postar um comentário