Esboço de Sermão: LÓIDE E EUNICE - MULHERES DE FÉ



LÓIDE E EUNICE - DUAS MULHERES DE FÉ

Texto: 2ª Timóteo 2.1-5


Introdução: 

Paulo elogia Timóteo por sua fé, que foi encontrada pela primeira vez em sua avó e mãe, que foram: duas mulheres de fé - Pois elas possuíam a fé genuína, comunicada e influente.

Lóide e Eunice. Não sabemos muito sobre essas duas mulheres. O que sabemos está contido em apenas alguns versículos em "Segunda Timóteo" e "Atos 16"Sabemos que as duas eram judias. Sabemos que Eunice era casada com um grego incrédulo e tinha um filho Timóteo. Lóide foi a primeira a se tornar crente, seguida por sua filha Eunice. Ambas eram mulheres de fé - fé genuína, comunicada e influente.
I. Elas tinham uma fé genuína
A. 2 Timóteo 1:5 "Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti." (2 Timóteo 1:5)
B. “Não fingido” é literalmente sem atuação, sem desempenhar o papel ou sem hipocrisia. Significa ser genuíno, não hipócrita e sem pretensões ou enganoso.

Veja também:
 5 COISAS MARAVILHOSAS QUE ACONTECEM NA VIDA DE QUEM CONFIA NO SENHOR
C. A fé genuína, fé que resulta em verdadeira salvação, inclui pelo menos três elementos principais:
1. Firme persuasão ou convicção firme,
2. Uma rendição a essa verdade
3. Uma conduta que emana dessa rendição. Em suma, a fé se mostra genuína por uma vida transformada
D. John MacArthur comenta que ... ”A fé, como a graça, não é estática. A fé salvadora é mais do que apenas entender os fatos e concordar mentalmente. É inseparável do arrependimento, da rendição e de um desejo sobrenatural de obedecer. ”
E. Mateus 23: 27-28 “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia." (Mateus 23:27)
G. Um diácono de aparência pomposa procurava impressionar uma classe de meninos sobre a importância de viver a vida cristã. "Por que as pessoas me chamam de crente?" Ele perguntou. Depois de um momento de pausa, um jovem disse: "Talvez seja porque eles não lhe conhecem".
H. De acordo com o versículo 5, a fé deles "habitava" ou se estabeleceu em sua residência. Em outras palavras, sua fé se tornou uma parte essencial e vital de suas vidas.

I. A fé genuína é evidenciada pelas obras.
J. Tiago 2:17 "Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma." (Tiago 2:17)
II Elas tinham uma fé que foi transmitida a Timóteo
A. 2 Timóteo 3: 14-15 “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." (2 Timóteo 3:14,15)
B. "Desde a infância você conheceu as Escrituras Sagradas"Como ele adquiriu esse conhecimento? Não foi de seu pai, pois ele era grego, e considerava "tolice". Nem de sua escola, pois ele cresceu em Lystra, uma cidade rica em idolatria. Não; seu conhecimento das Escrituras veio de sua mãe e de sua avó.
C. Provérbios 22: 6 “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." (Provérbios 22:6)
D. O Príncipe dos pregadores, Charles Haddon Spurgeon escreveu como, durante a infância, todos os domingos à noite, sua mãe lia e explicava as Escrituras para ele e seus irmãos e irmãs, e implorava a eles que pensassem no estado de suas almas e buscassem o Senhor. Ele se lembra de uma vez que ela orou: “Agora, Senhor, se meus filhos continuarem no pecado, não será por falta de conhecimento da tua palavra, e minha alma deve testemunhar contra eles no dia do julgamento, se eles não se converterem a Cristo. ”Ele escreveu:“ Esse pensamento de uma mãe prestando testemunho rápido contra mim, perfurou minha consciência e agitou meu coração e me levou a servir ao Senhor de todo o meu coração ”
Autor: Jerry Flury

Nenhum comentário:

Postar um comentário