Esboço de Sermão: A IMPORTÂNCIA DE FREQUENTAR O TEMPLO



PORQUE DEVEMOS BUSCAR À DEUS NO TEMPLO

E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.

(Lucas 4:16)

1. INTRODUÇÃO

O Senhor continuamente nos dá um exemplo de sua assistência à sinagoga ou ao templo. Porque ele quer nos ensinar que é necessário para o nosso crescimento espiritual que busquemos a Deus no lugar de adoração.
Na igreja, seremos cheios da alegria de quem adora o Deus verdadeiro e nos fortaleceremos para a luta. É na congregação onde encontraremos o conforto da oração. Na igreja, estaremos adorando a Deus junto com os irmãos, para perceber que somos um Corpo com Cristo na cabeça.


I. JESUS DEDICOU TEMPO À ORAÇÃO NO TEMPLO

O Senhor Jesus, Deus feito homem, desceu à terra para salvar os pecadores. Para nos mostrar o caminho da salvação, ele nos mostrou o caminho da oração. Ele sempre ia orar no templo, porque o texto diz que  "de acordo com seu costume".

Isto é, que Cristo frequentava o local de oração com frequência, para falar com seu Pai. Ele não precisava disso, porque seu pai sempre o ouvia, onde quer que estivesse. Mas, dessa maneira, ele nos disse que é bom para o nosso espírito frequentar a igreja. Não é apenas bom, é necessário para nossa condição humana dedicar um tempo especial a Deus.
Todos estavam acostumados a ver Jesus em locais de oração. E não apenas isso, mas também participou ativamente do culto.
Devemos imitar Jesus e participar ativamente da igreja. Podemos fazer isso nos diferentes ministérios. Alguns terão o dom da música para louvar, outros terão diferentes dons. Todos temos um papel que podemos desempenhar para o serviço de Deus e de nossos irmãos. 

II. NA IGREJA ENCONTRAREMOS JESUS ( Mateus 18:20 )
Se buscarmos Deus, o encontraremos, porque Ele quer que nos aproximemos de Ele. Ele é como um pai amoroso esperando por seu filho, atento a todos os sinais que indicam que estamos prestes a visitá-lo. Tanto é o seu amor, que ele nos dá comunidades fervorosas em muitos lugares, onde podemos orar com nossos irmãos pelo nosso avanço na fé.
Lá, na igreja, encontraremos tanta alegria no encontro com Jesus, que pediremos para estar sempre lá. 
"Uma coisa pedi ao Senhor, e a buscarei: que possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do Senhor, e inquirir no seu templo." (Salmos 27:4)
Como o texto diz, vamos encontrar Jesus lá, para contemplar sua beleza. A beleza não é física, é a beleza da alegria que o Espírito Santo dá quando estamos em amizade com Deus. Isso nos encherá de tanta alegria que podemos espalhá-la aos irmãos e, assim, dar feedback sobre o amor de Deus.
Na igreja, teremos o tempo e a lembrança para poder consultar o Senhor. Investigar significa buscar conhecimento, principalmente a partir de perguntas. Vamos perguntar ao Senhor, Ele nos dará as respostas que buscamos. Muitas vezes queremos resolver nossos problemas e ansiedades, sem colocá-los em primeiro lugar aos pés de Deus.


III. SOMOS UM CORPO QUE ESTÁ APEGADO À CABEÇA, QUE É CRISTO ( 1 Coríntios 12: 26-31 )

Quando vamos à igreja, e fora dela, devemos buscar a união. Uma união de duas maneiras, com a Cabeça que é Cristo e com os irmãos que são o Corpo. Nós somos um que está em oração diante de Deus, cada um com seus dons e suas doenças. Portanto, se um membro está sofrendo, todo o corpo sofre; e se outro está recebendo conforto, ele derrama os outros.
Na igreja, encontraremos essa união e, através dela, receberemos mais presentes do que se pedirmos por eles sozinhos. Porque as vozes dos irmãos se unirão e serão um único clamor a Deus, buscando sua graça. Alguns serão professores, outros profetas, outros curadores, mas todos membros do mesmo corpo que está em oração. Se estivermos conscientes dessa realidade, nunca estaremos sozinhos e receberemos o conforto do Espírito que é derramado sobre aqueles que a pedem de coração.
Ao frequentar a igreja, observaremos vários dons nos irmãos. No entanto, o apóstolo Paulo nos adverte que, se não tivermos amor, nada funcionará. É por isso que a assembléia não será verdadeira igreja se o amor não for praticado entre os irmãos. Alguns profetizarão, outros curarão as doenças do corpo, mas em primeiro lugar tem que haver o verdadeiro amor entre os irmãos em Cristo.
Não podemos crescer espiritualmente se não nos entregarmos aos outros com amor verdadeiro ( 1 Coríntios 13: 1-3 ). Se o que procuramos na igreja se destacar, não temos amor verdadeiro. O amor é humilde, é paciente, não se zanga, não busca o mal. Portanto, devemos estar com os irmãos, e então estaremos caminhando para o profundo encontro com a Palavra que reforma nossas vidas.
Veja também: 

A PESCARIA ABENÇOADA

CONCLUSÃO

Os cristãos devem imitar a Cristo. E Cristo nos mostrou pelo seu exemplo que, para falar com seu Pai, ele frequentava freqüentemente locais de oração, seja na sinagoga ou no templo. Do mesmo modo, temos que fazer nós mesmos, ir à igreja para encontrar Deus em oração.
Ao fazê-lo, encontraremos ali a alegria que nos fortalecerá na luta diária contra o pecado. E também encontraremos tempo para o arrependimento, humildemente pedindo perdão ao Deus da misericórdia.
A força para nossa vida espiritual deve fluir da consciência de que somos um Corpo, e Cristo é nossa Cabeça. Como um corpo com muitos membros, temos que colocar nossos dons a serviço dos irmãos e permanecer unidos à cabeça que é Jesus. Assim, cresceremos juntos até chegarmos ao Reino, onde estaremos adorando ao Deus todo Poderoso por toda eternidade.

Um comentário: