4 PASSOS PARA UMA VIDA PRÓSPERA E ABENÇOADA

Esboço de Sermão

QUATRO PASSOS PARA UMA VIDA PRÓSPERA E ABENÇOADA

(Orações ouvidas, pecados perdoados e terra sarada)

TEXTO: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra” (2 Cr 7.14)

> Ver e comentar o v. 13
> “… se chama pelo meu nome” – Quando um filho faz algo vergonhoso, ele desonra o nome de seu pai, sua família. Somos chamados pelo nome de Deus, que jamais o desonremos!
TRANSIÇÃO
> Orações ouvidas, pecados perdoados e terra sarada é o que todos queremos. Mas existem algumas CONDIÇÕES a serem observadas:
I.) SE HUMILHAR
> Tornar humilde – só se torna humilde algo que está em posição de orgulho. Quando deixamos de buscar a Deus, é como se arrogantemente estivéssemos dizendo que não dependemos dEle!
> Humildade: Virtude que nos dá o sentimento de nossa fraqueza; Submissão.

II.) ORAR
> Ao orar, o cristão declara sua total dependência de Deus e do Espírito Santo.
> Alguém que ora pode não ser um verdadeiro cristão, mas é impossível um cristão verdadeiro não sentir a urgência de orar.
> Foi por não ter conseguido orar e vigiar com o Senhor Jesus que Pedro caiu em tentação, atingiu o servo do sumo sacerdote com sua espada e depois negou a Cristo. Se tivesse orado, provavelmente teria entendido o que estava acontecendo (em relação à prisão de Jesus) e teria tido forças para não negar a Cristo.
> 1 Tm 2.1 ss; Ef 6.18; Tg 4.3 A oração que abre todas as portas é aquela que busca o reino de Deus e sua justiça.
III.) BUSCAR A DEUS
> Buscar a Deus, as coisas de Deus, conhecer a Deus. Creio que pode se referir ao conhecimento da Palavra.
> Quanto temos lido da Palavra por dia, semana, mês, ano?
> Podemos dizer que conhecemos com profundidade as Escrituras? Conheceremos mais a Deus quando conhecermos mais a Sua Palavra, na qual Ele se revela.
IV.) SE CONVERTER DOS SEUS MAUS CAMINHOS
> Conversão = mudar de rumo, de direção.
> Faça uma reflexão e aliste aquelas áreas em que você sabe que precisa mudar / melhorar: vida devocional, familiar (como pai, mãe, filho, esposo, esposa, irmão), etc.
> Não dependa de você para mudar, dependa do Espírito Santo
> Lembre-se: “… sem mim nada podeis fazer … quem permanece em mim e eu nele esse dá muito fruto …” (Jo 15) – necessidade de permanência, comunhão!
Pr. Ronaldo Guedes Beserra com algumas citações de R. Gondim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário