EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR - Esboço de Sermão


Este Esboço de sermão vai impactar a Igreja quando você pregar. 
São verdades que todo filho de Deus precisa ouvir.



EU E MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR

Texto: Josué 24: 14-28


Introdução: Já foi dito que "a consagração total abrange três coisas: ser, fazer e sofrer" . Devemos estar dispostos a ser, fazer e sofrer tudo o que Deus exige. Isso envolve nosso corpo, a alma e o espírito. E estes devem ser usados ​​quando, onde e como Deus exige e somente enquanto Ele exigir.

Isso deve ser feito deliberadamente para todo o tempo futuro, sem reservas, e confiando no poder divino. Este é um testemunho fiel e verdadeiro. 


Aqui temos:

I. Uma chamada à decisão. "Escolha a quem você serve hoje" (v. 15). Você não pode servir a dois senhores.

Vacilar entre as opiniões do eu e de Deus é perder tempo na planície de destruição, como a esposa de Ló (Lc. 16:13). "Você não sabe que se você se submete a alguém como escravos para obedecê-lo, você é escravos daquele a quem você obedece?" (Ro. 6:16).

A submissão ao pecado nos torna servos do pecado. A submissão a Deus nos torna servos de Deus.

II. Uma decisão nobre. Josué disse: "Mas eu e minha casa serviremos a Jeová"(v. 15). O Senhor reconhecerá publicamente, de alguma forma, aqueles que, no temor de Deus, conduzem seus filhos e seu lar (Gn 18:19).

Mas seja uma decisão individual : "Mas eu". “O que você quer que eu faça?” Cada um dará conta a Deus. Servir ao Senhor implica torná-lo seu Senhor. Não eu, mas Cristo. Quem é o seu mestre: O seu eu, ou Cristo?


Veja também: 

III. Uma reflexão inspiradora. O povo respondeu e disse: "Então respondeu o povo, e disse: Nunca nos aconteça que deixemos ao Senhor para servirmos a outros deuses;
Porque o Senhor é o nosso Deus; ele é o que nos fez subir, a nós e a nossos pais, da terra do Egito, da casa da servidão, e o que tem feito estes grandes sinais aos nossos olhos, e nos guardou por todo o caminho que andamos, e entre todos os povos pelo meio dos quais passamos.
E o Senhor expulsou de diante de nós a todos esses povos, até ao amorreu, morador da terra; também nós serviremos ao Senhor, porquanto é nosso Deus." (Josué 24:16-18)

Trazer à memória a bondade de Deus.

Lembrar dos sofrimentos de Cristo e sua vitória por nós nos trarão um serviço leal a Ele? «Você não é seu, porque foi comprado por preço; portanto glorifique a Deus em seus corpos e em seus espíritos, que são dele. »

IV. Uma declaração solene. Josué lhes disse: 

"Então Josué disse ao povo: Não podereis servir ao Senhor, porquanto é Deus santo, é Deus zeloso, que não perdoará a vossa transgressão nem os vossos pecados." (Josué 24:19)

É fácil dizer que serviremos ao Senhor, mas é muito diferente colocá-lo em prática diária (ver Mateus 26: 33-35 ).

O serviço de Deus é um serviço santo, e somente os santos podem realizá-lo (Lv. 19: 2).

"Então disseram os homens de Bete-Semes: Quem poderia subsistir perante este santo Senhor Deus? E a quem subirá de nós?" (1 Samuel 6:20)

"Quem poderia subsistir perante este santo Senhor Deus?" (1 Samuel 6:20)

Os purificados pelo sangue e cheios do Espírito.

Você não pode servir a Deus se Mamon ou eu tivermos autoridade sobre você, porque Ele, o Senhor, é Deus Soberano, porque Ele é Amor (1 João 4: 8).

V. Uma declaração resoluta.


"Então disse o povo a Josué: Não, antes ao Senhor serviremos.
E Josué disse ao povo: Sois testemunhas contra vós mesmos de que escolhestes ao Senhor, para o servir. E disseram: Somos testemunhas." (Josué 24:21,22)


Eles se tornaram testemunhas contra si mesmos de que haviam escolhido o Senhor para servi-lo.

Pedro e o resto dos discípulos alegaram que morreriam antes de negar seu Senhor, mas todos o abandonaram e fugiram quando o perigo veio.

Autoconfiança é o braço da carne, que falha. Autoconfiança pode ser uma bênção ou um empecilho. Tudo depende se sua força é meramente humana ou espiritual. Apenas se esforce e seja muito corajoso (Jos. 1: 7).


VI. Uma condição indispensável. 


"Deitai, pois, agora, fora aos deuses estranhos que há no meio de vós, e inclinai o vosso coração ao Senhor Deus de Israel." (Josué 24:23) 
Se o Senhor deve ser servido, todos os outros deuses usurpadores devem ser expulsos e devemos adorar de todo o coração ao Senhor, para que possamos confiar somente nEle.

Tudo o que assume a posição que somente o Senhor deve ter em nossos corações é um deus. alheio a ele; aquilo com o qual Ele não pode ter comunhão.

O nosso ator de servir ao Senhor deve sempre estar associado à santidade. A obra para Deus deve ser fruto da consagração pessoal a Deus. Davi não queria oferecer a Deus o que não lhe custaria nada (2 S. 24:24).

O Senhor Jesus veio para servir (Mt 20:28). Portanto, devemos nos entregar primeiro ao Senhor. "E não como esperávamos, mas eles se entregaram primeiro ao Senhor, e depois a nós pela vontade de Deus" (2 Cor. 8: 5).



Nenhum comentário:

Postar um comentário