O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ - Esboço de Sermão



O JUSTO VIVERÁ PELA FÉ
"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.
Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé."

(Romanos 1:16,17)

1. INTRODUÇÃO

O que realmente salva os justos é a fé, não as obras que ele pode fazer ou parar de fazer. Os trabalhos são apenas um complemento. Mas o que nos leva ao céu é realmente fé em Deus e em seu filho Jesus Cristo. 

I. PORQUE DEUS NOS CONSIDERA JUSTOS PELA FÉ?

Porque não há nada que possamos fazer para que Deus possa nos considerar justos. A única forma pela qual Deus nos justifica é através da "fé". Uma palavra muito fácil de pronunciar, mas uma qualidade muito difícil de desenvolver.
Muitos pensam que, por terem feito isso, aquilo ou aquilo serão salvos. Mas isso não é verdade. Somente por meio da fé é que a pessoa pode ser salva.
Por causa de nossas limitações e imperfeições, Deus permitiu que a fé fosse o meio pelo qual somos curados, exaltados e justificados. É por isso que, neste momento, quem crer que seus pecados são perdoados pelo sacrifício de Jesus na cruz será salvo ( Romanos 4:16 ).


II. A FÉ DE ABRAÃO

Deus escolheu um homem em toda a terra, para fazer uma aliança com Ele, Abraão. Um homem na terra, cuja fé foi capaz de mover montanhas. Ele acreditava tanto em Deus que abandonou tudo por ele ( Gênesis 12: 1 ).
Abraão prestou atenção a Deus e tudo correu bem, Deus até deu a ele um filho, apesar de sua esposa já ser muito velha. Os milagres de Deus estão sempre presentes principalmente para aqueles que têm fé ( Hebreus 11:10 ).
A fé de Abraão foi tão grande que Deus pediu que ele sacrificasse seu filho, e Abraão obedeceu. Ele foi a uma montanha para fazer o que Deus lhe havia ordenado. No entanto, Deus antes dele, enviou um anjo para parar Abraão. É incrível saber que Abraão foi e fez isso porque sua fé era tão grande que ele acreditava que Deus poderia ressuscitar seu filho ( Hebreus 11:19 ).

III. EM QUE DEVO TER FÉ?

Há muito em que você pode ter fé. A fé salva, isso é verdade, mas não qualquer fé em qualquer coisa. Não é fé em Buda, em Shiva, em Zoroastro, em Zeusem qualquer um deles e não em qualquer outro. Porque essas são apenas mitologias ou homens aos quais foi atribuída uma posição imerecida de divindade.
A única coisa que salva é a fé em Jesus Cristo, o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. Deus enviou seu filho a este mundo para se sacrificar na cruz. Por isso, todos nós podemos ser salvos ao recebermos Jesus como nosso salvador. ( João 14: 6 ).
É impressionante como, na mesma montanha em que Deus perdoou a vida do filho de Abraão, o próprio Deus não perdoou seu filho, mas em vez disso colocou toda a sua raiva nele. Jesus é o único que, além de nos instruir, também se sacrificou por nós e ressuscitou no terceiro dia. Nenhum outro professor, ídolo ou líder religioso fez as ações que Jesus fez. Em Jesus somos nós que devemos ter fé.

CONCLUSÃO

Para sermos justos diante da presença de Deus, não há nada que possamos fazer. O meio pelo qual Deus nos torna justos é através da fé. Esse é o único meio que é habilitado por Deus. Mas fé em quê? Em seu filho Jesus e em seu sacrifício por nós.
Dessa maneira, Jesus nos defende no dia do julgamento preparado por Deus. No entanto, aqueles que não têm essa fé no filho de Deus terão que lidar com a ira no dia do julgamento.
Você tem fé que Jesus pagou por seus pecados e o salvará no dia do grande julgamento de Deus? Confesse seus pecados a Cristo e conheça-o mais todos os dias.

3 comentários:

  1. Boa noite varão , muito bom o material mais não concordo que Deus colocou toda sua raiva sobre Jesus seu filho. isso não e bíblico jamais Deus faria tal coisa
    Jesus passou pela cruz não por raiva de Deus mais por amor, amor a todos nos e tenho certeza que o Pai se angustiou ao ver seu único filho sofrendo tamanha afronta, isso demonstra o tamanho de seu amor por nos
    que a paz e a bondade do Senhor esteja com vc!

    ResponderExcluir