O SENHOR É O DEUS QUE NOS PROTEGE NOS MONTES E NOS VALES! - Esboço de Sermão

Eleve o nível das suas pregações com os Esboços de Sermão do Blog OrarPregar. No Blog Orarpregar você encontra os mais inspiradores esboços de sermões para elevar sua pregação a novos patamares. Com uma riqueza de conteúdo e insights, nosso blog é seu aliado essencial para fortalecer sua mensagem. Transforme agora suas pregações em instrumentos de mudança!

O SENHOR É O DEUS QUE NOS PROTEGE NOS MONTES E NOS VALES! 
(1 Reis 20)

Introdução
- Saudar a igreja e agradecer a oportunidade de compartilhar a Palavra de Deus.
- Contextualizar o tema: O Deus dos montes e dos vales, baseado em 1 Reis 20:28.
- Explicar o cenário histórico: Israel estava em guerra contra a Síria, liderada por Ben-Hadade, que tinha um exército enorme e aliados de outros reinos. Na primeira batalha, Israel venceu os sírios, que fugiram para as planícies, pensando que o Deus de Israel era somente Deus dos montes, e não dos vales. Mas Deus enviou um profeta a Acabe, rei de Israel, e lhe disse que entregaria os sírios nas suas mãos, para que soubesse que Ele era o Senhor. E assim aconteceu: Israel derrotou os sírios novamente, e Ben-Hadade teve que se render e pedir misericórdia a Acabe.
- Apresentar o objetivo da mensagem: Aprender 8 lições sobre o Deus dos montes e dos vales, que nos revela quem Ele é, o que Ele faz e o que Ele espera de nós.

Novo Esboço de Sermão: 1O LIÇÕES TRANSFORMADORAS DO SALMO 23

Lição 1: Deus é soberano sobre todas as circunstâncias
- Explicar que Deus é o Criador e o Sustentador de todas as coisas, e que nada foge do seu controle e do seu propósito.
- Mostrar que Deus não está limitado por nenhum lugar, tempo ou situação, e que Ele pode agir tanto nos montes como nos vales, tanto nas vitórias como nas derrotas, tanto na abundância como na escassez.
- Aplicar que devemos confiar em Deus em todas as circunstâncias, e não duvidar do seu poder e do seu cuidado.

Lição 2: Deus é fiel às suas promessas
- Explicar que Deus é um Deus de aliança, que faz promessas e as cumpre, mesmo quando nós somos infiéis.
- Mostrar que Deus prometeu a Abraão, Isaque e Jacó que daria a terra de Canaã aos seus descendentes, e que Ele estava cumprindo essa promessa, apesar da desobediência e da idolatria de Israel.
- Aplicar que devemos crer nas promessas de Deus, e não nos deixar abalar pelas ameaças dos inimigos.

Lição 3: Deus é santo e justo em seus juízos
- Explicar que Deus é um Deus de santidade, que odeia o pecado e o pune com justiça, tanto nos ímpios como nos seus filhos.
- Mostrar que Deus julgou os sírios por sua arrogância e sua blasfêmia, ao dizerem que Ele era somente Deus dos montes, e não dos vales. Deus mostrou que Ele era o Senhor de toda a terra, e que ninguém podia desafiá-lo impunemente.
- Aplicar que devemos temer a Deus, e não pecar contra Ele, nem contra o nosso próximo.


Lição 4: Deus é gracioso e misericordioso em sua salvação
- Explicar que Deus é um Deus de graça, que oferece salvação aos pecadores, por meio da fé em seu Filho Jesus Cristo, que morreu na cruz e ressuscitou dos mortos.
- Mostrar que Deus salvou Israel da destruição, não por causa dos seus méritos, mas por causa da sua misericórdia. Deus usou um profeta para advertir Acabe, e lhe deu a vitória sobre os sírios, para que soubesse que Ele era o Senhor, e se arrependesse dos seus pecados.
- Aplicar que devemos receber a graça de Deus, e não rejeitá-la, nem abusá-la.

Lição 5: Deus é poderoso e maravilhoso em suas obras
- Explicar que Deus é um Deus de poder, que faz coisas extraordinárias e surpreendentes, que desafiam a lógica e a razão humana.
- Mostrar que Deus deu a vitória a Israel sobre os sírios, usando um exército pequeno e fraco, contra um exército grande e forte. Deus mostrou que Ele não depende de meios humanos, e que Ele pode usar o que é fraco para confundir o que é forte.
- Aplicar que devemos glorificar a Deus, e não nos gloriar em nós mesmos, nem nos nossos recursos.

Lição 6: Deus é pessoal e comunicativo em sua revelação
- Explicar que Deus é um Deus de comunhão, que se revela aos homens, e que deseja ter um relacionamento pessoal e íntimo com eles.
- Mostrar que Deus falou a Acabe por meio de um profeta, e lhe deu uma palavra de orientação, de exortação e de esperança. Deus mostrou que Ele não é um Deus distante e silencioso, mas um Deus próximo e falante.
- Aplicar que devemos ouvir a Deus, e não ignorá-lo, nem desobedecê-lo.

Lição 7: Deus é sábio e soberano em seus propósitos
- Explicar que Deus é um Deus de sabedoria, que tem um plano perfeito e eterno, que abrange todas as coisas, e que ninguém pode frustrar ou alterar.
- Mostrar que Deus permitiu que os sírios atacassem Israel, para cumprir o seu propósito de disciplinar o seu povo, de manifestar a sua glória, e de preparar o caminho para a vinda do Messias, que seria descendente de Davi, o rei de Judá.
- Aplicar que devemos confiar no propósito de Deus, e não nos rebelar contra ele, nem questioná-lo.

Lição 8: Deus é amoroso e bondoso em seus cuidados
- Explicar que Deus é um Deus de amor, que cuida dos seus filhos, e que provê tudo o que eles precisam para a sua vida e para a sua salvação.
- Mostrar que Deus cuidou de Israel, dando-lhe vitória sobre os seus inimigos, livrando-o do cativeiro, e concedendo-lhe paz e prosperidade. Deus mostrou que Ele é um Deus fiel e compassivo, que não desampara os seus filhos, nem os deixa perecer.
- Aplicar que devemos agradecer a Deus, e não esquecê-lo, nem murmurar contra ele.


Conclusão
- Resumir as 8 lições sobre o Deus dos montes e dos vales, e enfatizar a grandeza e a bondade de Deus, que se revela em Jesus Cristo, o nosso Salvador e Senhor.
- Fazer um apelo à conversão, ao arrependimento, à fé, à obediência, à adoração e ao serviço a Deus.

Por: Adailton Cavalcante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário