Texto Bíblico: Atos 12: 1-10
INTRODUÇÃO:
Como você enfrenta uma crise? O que você faz quando a crise bate na sua porta? Você consegue dormir em paz no meio da provação? As crises não tiram férias. Elas podem nos visitar na hora que menos esperamos.
Ninguém está isento de passar por elas e às vezes não sabemos o que fazer quando chegam. Suas intenções são nos atingir e, em alguns casos, até nos levar a estados de desespero. Herodes era um homem cruel, selvagem e vil. ELE foi o instrumento perfeito do diabo para criar uma crise entre os apóstolos.
Como aconteceu com eles, também o mesmo pode acontecer conosco, porque o inimigo usará seus instrumentos para desestabilizar os crentes.
Mas graças a Deus que em meio às crises, podemos contar com a proteção do Deus Vivo para nos proteger, a presença poderosa de Deus nos ajuda enfrentar as adversidades. Vejamos, então, como a presença de Deus atua em cada crise de nossa vida.
DORMINDO ENTRE AS CORRENTES - Como dormir no meio de uma prova e no meio de correntes que simbolizam aquelas crises das quais parece não haver saída. Que lições podemos tirar dessa história extraordinária. O que precisamos saber ao passar por um.
Esboço de Sermão: AINDA NÃO TENDES FÉ?
I. SAIBA QUE AINDA QUE NOSSAS MÃOS ESTIVESSEM PRESAS À CORRENTES, AS MÃOS DE DEUS ESTÃO SEMPRE LIVRES
1. Uma mão que trabalha secretamente.
O Pai e o Filho trabalham até agora ( João 5:17 ).
Portanto, temos que saber que sua mão se move de uma forma misteriosa e especial. Deus está por trás do que vemos, fazendo coisas que as pessoas não podem fazer. Nesta história vemos as mãos criminosas de Herodes, matando e aprisionando os apóstolos, vemos Pedro com as mãos acorrentadas, mas veremos como as mãos de Deus permanecem livres para agir e agir na crise.
Você está passando por uma crise? Você não vê Deus trabalhando? Não se aflija, amado irmão, sua mão não foi cortada para abençoá-lo. Você pode muito bem se encontrar em uma confusão onde não encontrará sentido na vida. E tudo o que você pensava que estava bem agora pode estar desmoronando.
2. Não desista: Deus pode fazer com que tudo contribua para o seu bem. Mesmo que esteja acontecendo da forma contrária de como você planejou.
Saiba que Deus não parou de trabalhar. O que precisamos saber é que sua soberania é uma realidade em todas as crises, como a do apóstolo Pedro. ( Romanos 8:28 )
Precisamos amadurecer para entender que mesmo quando vemos que tudo está indo bem na vida, pode chegar o momento em que tudo se torna adverso e sem sentido.
Mas o que precisamos saber é que Deus é maior que as lutas que as vezes temos que enfrentar. Sua providência é real a cada momento.
II. A ORAÇÃO É A CHAVE DA VITÓRIA
1. A oração nos faz esperar ( versículo 5 )
Se há uma coisa que agrada a Deus, é ver sua igreja prostrada em oração. Nada libera Seu poder mais rápido do que quando Seus filhos oram "incessantemente a Deus". A oração mostra que, embora seja verdade que existem crises que parecem impossíveis para o homem, para Deus é questão de tempo dar a sua resposta.
Era impossível para Pedro ser salvo das mãos ensanguentadas de Herodes, mas a igreja orava incessantemente a seu Deus. Um total de dezesseis guardas vigiavam a prisão. Dois os amarraram nas mãos. Pedro estava sob extrema segurança. Parecia que não havia esperança para ele. O apóstolo estava em uma crise de morte.
A sentença foi aprovada e faltavam algumas horas para que o prazo para uma vida melhor fosse cumprido, mas "a igreja orava sem cessar por ele" ( v. 5 ). Amado, não existe crise tão grande que não seja resolvida por meio da oração. Portanto, cada dificuldade em nossas vidas é a oportunidade de Deus de dar uma resposta oportuna à oração persistente. Deus não se esquece da sua crise.
2. A porta que não estava fechada ( versículo 5b )
No versículo 5 podemos ver a resposta da oração, enquanto esperamos pela resposta de Deus. Pedro está preso e, aparentemente, Deus não tem pressa em tirá-lo de lá. Mas essa frase não era qualquer um. O significado era "sem cessar".
Uma das grandes lições da oração é a persistência. Lembre-se de que os atrasos de Deus não são negações. A oração deve ter fervor.
Oração é trabalho. Naquela época, a igreja se reunia para orar. O diabo sabe o que significa a oração da igreja. Alguém disse que o diabo estremece ao ver de joelhos o santo mais fraco. Não há nada que possa unir a igreja mais do que a oração.
As vezes que Deus visita a igreja quando ela ora, são gloriosas e maravilhosas. A igreja tinha fé na oração, porque orava a Deus. Eles não estavam orando um pelo outro. Eles não estavam orando para impressionar um ao outro. Quando você ora, quanta fé você tem nisso? O portão de ferro só pode ser aberto por meio da oração.
III. QUANDO A IGREJA ORA, DEUS ENVIA ANJOS PARA BATALHAR PELA IGREJA
1. Dormir antes de morrer ( versículo 6 )
Um soldado não pode dormir, mas o prisioneiro Pedro, se pudesse, dormia. No dia seguinte vão cortar sua cabeça e ele está dormindo. Como você ficaria na noite anterior, sabendo que no dia seguinte sua cabeça será decepada? E Pedro dormia tão profundamente que o anjo teve que tocá-lo na lateral para levantá-lo.
A paz de Deus permite que você durma em paz no meio da tempestade . É descansar sabendo que Deus está no controle de todas as coisas. Como dormir no meio da crise? Por que Pedro fez isso? Ele não tinha medo de morrer porque o Cristo ressuscitado estava com ele.
Era verdade que quando ele negou a Cristo, ele tinha medo de morrer como seu Mestre, mas agora, porque ele sabe que seu Senhor vive, ele não tem medo de morrer. Quando uma crise rouba a paz do crente, é porque ele não descobriu a " paz de Deus que excede todo o entendimento ". O crente sabe que quanto mais a tempestade assola sua vida, mais perto está sua libertação.
2. Um anjo na masmorra ( versículo 7 )
Não importa o quão sombria seja a sua crise, a luz do poder de Deus iluminará toda a sua vida com liberdade. Agora veja o seguinte. Se o diabo tem um Herodes para destruir sua vida, Deus tem seu anjo que virá em seu auxílio quando a tempestade aumentar. Deus não entra por portas humanas; ele aparece no meio da crise. Nada é impossível para Deus.
Algumas provações da vida são como prisões cujo propósito é nos desencorajar e nos colocar em retiro com o Senhor, mas a certeza de quem nos acompanha nessas provações deve nos encher de paz.
Essa paz foi experimentada por Pedro no calabouço, pois com certeza ele conhecia muito bem o texto que diz: “Eis que aquele que guarda Israel não dormirá” A paz de Deus nocoração do crente é como um soldado que guarda seu coração em meio a angústia e ansiedade diante de uma crise.
4. PODE SER QUE EXISTA UMA PORTA FECHADA, MAS DEUS É QUEM TEM AS CHAVES
1. Há um poder em ação por trás da crise
Os anjos não precisam de chaves para entrar nas "prisões da vida". Você acha que Deus perdeu o controle quando Tiago foi executado ou quando Pedro foi preso? (versículos 7-10). Não! Deus opera no tempo de Deus.
Talvez você esteja se perguntando: onde está Deus nesta crise? Veja o que aconteceu a partir do v. 10 . Um anjo tirou Pedro da prisão e disse: "Bom, Pedro, até logo."
Deus pode ou não trabalhar na minha crise? Considere o seguinte: a libertação de Pedro veio no último minuto. Deus não age sob pressão. Ele não se desespera como muitos de nós. Esta história se desenrola sem pressa.
2. Veja o que o anjo fez quando chegou
Ele disse a Pedro: “Levanta-te, levanta-te; vamos, levanta, não dorme mais ”. E pode-se imaginar o sonolento Pedro até perguntando as horas ao anjo. A lição do anjo que pediu a Pedro que se vestisse foi afirmar que ele sairia dessa crise com toda dignidade. Desta forma, as portas são abertas para aqueles que não fizeram nada de errado. Os prisioneiros que escapam da prisão são os que erraram. Mas os prisioneiros que são escoltados por um anjo são aqueles que amam e temem a Deus. Deus não o deixará em sua prisão. Ele é o seu Libertador.
Esboço de Sermão: 12 ELEMENTOS QUE PODEM SER ACESOS
CONCLUSÃO:
O que fazer no meio da crise? Bem, você tem que lembrar que Deus está no controle de todas as situações. Mas precisamos seguir a presença de Deus por trás da crise. O poder da oração e o poder da paz devem estar presentes.
No final, veja o que aconteceu com Herodes ( versículos 20-23 ). Por trás de cada crise existe um poder silencioso que não para. Nenhum filho de Deus permanecerá acorrentado e aprisionado em suas provações. Deus abrirá as portas para a liberdade. "Se ele te libertar, você será verdadeiramente livre."
Editado e adaptado por: Pregador Adailton de Jesus
Esta Mensagem vai te Inspirar para Pregar com mais Fé e Ousadia!
PARA ASSISTIR NO YOUTUBE, CLIQUE EM:
Que Deus o abençoe 🙏 Palavra de Libertação abençoada.
ResponderExcluir