UM CORAÇÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS
"Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto" (Salmos 51:10)
Introdução:
Em nossas vidas como cristãos, temos ouvido o termo "um coração segundo o coração de Deus" muitas vezes. Quando eu era um novo crente, isso parecia ridículo para mim, eu pensava que como alguém tão pequeno quanto eu, poderia ter um coração que agradasse a Deus. Esse pensamento mudou quando passei a conhecer mais sobre o Senhor, mas também quando passei a conhecer mais a meu respeito.
Nossos corações não podem ser iguais aos de Deus porque estão cheios de maldade. O oposto é o caso do Senhor que está cheio de um amor que não é humano, algo que não tem fim. Para esse amor, não há nenhum tipo de ferramenta que consiga medir. Mas não desanime, há algo que podemos fazer.
UM CORAÇÃO SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS É:
I. Um coração limpo
Davi reconheceu o mal que brotou de seu coração, reconheceu como Jeremias que seu coração era enganoso e perverso ( Jeremias 17: 9 ) reconheceu como o apóstolo Paulo em "Romanos 3" que não há quem busque a Deus ou faça o bem.
Citando esses exemplos, podemos ver que não é algo estranho falar sobre isso no texto sagrado, até mesmo nosso Senhor Jesus Cristo nos advertiu que nosso coração era a fonte de onde vieram os maus pensamentos, assassinatos, adultérios, fornicações ( Mateus 15:19 ) em suma, uma lista de pecados que tiveram sua origem no coração.
Veja também: 3 GRANDES CERTEZAS SOBRE O APOCALIPSE
Vendo todos os exemplos e pessoas que reconhecem o mal que havia em nossos corações, este pedido parece necessário, é curioso, porque Davi foi um homem segundo o coração de Deus ( At 13,22 ), talvez o que o fez ser aquele homem de Deus foi não a ausência do mal, mas Ele reconheceu o Senhor e Sua necessidade de ajuda para lidar com esses desejos pecaminosos.
Limpar o coração deve ser uma tarefa constante. Só assim poderemos ter um coração que agrada a Deus.
II. Um espírito justo
Nosso espírito não escapa dessa realidade, ele se contamina e aponta para o mal, busca a injustiça e aí reside a importância de um coração novo e de um espírito justo; aquele que não não pensa só em si, mas busca em agradar a Deus.
Nosso espírito pode ser corrompido tanto por agentes externos como por agentes internos, por isso devemos ter muito cuidado com aquilo que alimento nosso homem interior. Ou seja, o nosso espírito.
O Senhor está sempre olhando para nós, mesmo quando aparentemente estamos sozinhos, Ele nos observa, nos ouve, não há nada oculto para Ele. Não sejamos ingênuos, não podemos satisfazer nossos desejos carnais sem que alguém saiba, que Alguém sabe tudo sobre nós e Infelizmente, enfraquecemos nosso espírito quando o alimentamos com o pecado.
Quando moramos no espírito, satisfazer esses desejos fica um pouco mais difícil, os alertas começam a soar mais altos, essas mensagens vêm à nossa memória com uma velocidade incrível, os irmãos aparecem por onde você está caminhando, é muito curioso ver como Deus quer protege-nos de cair no pecado.
Nos momentos de dificuldade devemos lembrar que o Espírito Santo nos guiará bem no caminho certo, nos dará sabedoria e força para enfrentar esses ataques, mas é necessário ter um relacionamento genuíno com Deus.
Se você está passando por tentações, não desanime: Todos seremos tentados até a vinda do Senhor, o problema está em vencer essas tentações e guardar nossos corações para agradá-Lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário