Esboço de Sermão: RAABE: UMA MULHER DE FÉ



RAABE: UMA MULHER DE FÉ
Josué 2.1-24
Introdução: A FÉ DA PROSTITUTA RAABE
Neste episódio podemos identificar o FATO HISTÓRICO, a VISÃO TEOLÓGICA e a MENSAGEM CONTEMPORÂNEA ou PRÁTICA. É IMPOSSÍVEL analisar este texto fazendo uma dicotomia desses aspectos.
Existem alguns personagens bíblicos que associamos a certas profissões. Podemos dizer que um determinado nome, traz imediatamente uma  certa ocupação à mente: David era um pastorNeemias era um construtorIsaías era um profetaPedro era um pescadorHerodes era um reiEsther era uma rainhaMateus era um cobrador de impostosJosé era um carpinteiroPaulo era um construtor de tendasLídia era uma vendedora de púrpura.

E, RAABE? O seu nome está relacionado à prostituição. A Bíblia não faz mistério sobre ocupação de Raabe e não faz nenhuma tentativa de encobri-lo. A primeira vez que a conhecemos, a Bíblia registra em Josué 2:1, ela é identificada como “uma prostituta chamada Raabe.” Novamente, em Josué 6:17 e depois em Josué 6:25, o mesmo é mencionado. Se isso não fosse suficiente, duas vezes no Novo Testamento, sua ocupação é mencionada. Num momento se referindo a  e no outro se referindo as OBRAS“Pela fé Raabe, a prostituta” (Hebreus 11:31).  “Raabe, a prostituta” (Tiago 2:25).
Cinco vezes ao todo. Parece que Deus não quer, que nos esqueçamos de Raabe, como uma “prostituta= (Hb. זנה  zanah – Mulher que pratica o ato sexual por dinheiro; prostituição).
Eu imagino que Raabe tinha desistido de qualquer esperança, de um dia ter sua vida transformada, mas Deus tinha outros planos. Ele pode transformar a vergonha em glória em um momento brilhante de redenção.

O registro bíblico não nos dá muitos detalhes sobre Raabe. Sabemos que ela morava em Jericó perto do muro da cidade. Ela era evidentemente bem conhecida por todos da cidade, pois os dois espias não tiveram dificuldades em identificar a sua casa e o rei de Jericó sabia quem era ela e onde morava.
Mas há muitas coisas que não sabemos sobre Raabe: Não sabemos como ela se tornou prostituta, Não sabemos seu contexto familiar, Não sabemos a sua religião, Não sabemos como ela foi criada, para acreditar no Deus da Bíblia e não sabemos se ela tinha decidido sobre uma nova vida, quando recebeu os dois espias em sua casa.
Com tudo isso, Raabe de forma surpreendente é menciona na Bíblia na Galeria dos Heróis da fé – em Hebreus 11. O seu nome está relacionado ao lado de: Abel, Enoque, Noé, Abraão, Sarah, Isaac, Jacó, Moisés.
  • Temos aqui uma mensagem atemporal desta narrativa Bíblica, que nos revela:
  • DEUS PODE TRABALHAR COM O IMPROVÁVEL.
  • Vejamos alguns exemplos bíblicos:
  • A chamada de Moisés, libertador do povo – Gago – (Ex. 4:1-16 = Vara numa serpente. Mão e Lepra). Arão para ser interprete;
  • Entrada de Moises na terra prometida – Vc não vai entrar – Deut. 34 – Moisés tinha120 anos;
  • David não constrói templo, mesmo tendo preparado tudo. Coube a Salomão à construção – (I Crônicas 22);
  • Deus manda que Elias seja alimentado por uma viúva – (I Reis 17.9-13);
  • Jesus paga imposto – Moeda na garganta do peixe – Mat. 17.27;
  • SALVAÇÃO DE DEUS ALCANÇA TODOS OS PECADORES.
  • Esta história nos ensina que ninguém está fora do alcance da GRAÇA de Deus. Mesmo no meio do julgamento, Deus estende a sua mão para salvar uma prostituta que se volta para Ele, com fé.
Onde o pecado abundou, superabundou a graça; para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.” (Rom. 5.20,21).
  • PROMESSA DE DEUS É PARA TODOS OS POVOS.
  • Raabe era uma estrangeira, uma gentia, criada em uma religião pagã. Como tal, ela não pertencia aos filhos de Israel, e ainda assim, pela fé, foi aceita por Deus e pelo seu povo, e quando o grande ataque a Jericó se chegou, ela foi poupada, enquanto a cidade ao redor era destruída.
Sua vida ilustra a promessa de Deus feita a Abraão (Gênesis 12: 1-3), que através de seus descendentes todas as famílias da Terra seriam abençoadas.
  • PLANO DE DEUS REVELA SEMPRE A SUA GLÓRIA.
  • O que aconteceu com Raabe, após a queda de Jericó?
 Ela se casou com um homem chamado Salmom e juntos eles tiveram um filho chamado Boaz, cujo nome aparece no livro de Rute, que deu à luz a Obede, pai de Jessé, pai de Davi, que se tornou o rei de Israel.
– Centenas de anos mais tarde, o nome de Raabe aparece na primeira página do Novo Testamento, quando o evangelista apresenta a genealogia de Jesus, conforme (Mateus 1.5,6).
– Aqui, finalmente ela não aparece mais como “a prostituta”. Ela para sempre passa a ser conhecida como Raabe, a filha de Deus.
CONCLUSÃOA Fé de Raabe, nos revela:
Pela fé, Raabe, a meretriz, não foi destruída com os desobedientes, porque acolheu com paz aos espias. (Hebreus 11.31).

  • CORAGEM – EM RECEBER ESPIAS
  • OUSADIA – DAR PROTEÇÃO
  • DETERMINAÇÃO – EM PROSSEGUIR NO SEU INTENTO
  • AÇÃO – PROTEGER A SUA FAMÍLIA
Autor: Pastor Vítor Hugo Mendes de Sá

Um comentário:

  1. ESBOÇO MARAVILHOSO,EU SENTIR O ESPIRITO SANTO DE DEUS ME TOCAR NESSA TARDE ,ATRAVÉS DESSA PALAVRA.

    ResponderExcluir