Esboço de Sermão: A ALEGRIA INDESTRUTÍVEL


A ALEGRIA INDESTRUTÍVEL

INTRODUÇÃO:

Quando perdemos a alegria, também perdemos a coragem de servir a Deus. Focamos tanto em nossos problemas que esquecemos nosso dever para com Deus e a necessidade que temos de voltar ao Senhor em momentos de necessidade. Portanto, essa passagem é muito propícia para as pessoas que perderam a alegria. Vamos falar sobre a alegria do cristão.


Explicação do contexto:
Quando essa carta foi escrita, a fé cristã já havia vencido muitos adversários. Ser cristão significava ter muitos problemas e dificuldades com uma sociedade que odiava o evangelho. Os filipenses estavam sofrendo perseguição: pela sociedade e pelo governo daquele tempo. O apóstolo Paulo escreveu esta carta enquanto estava na prisão. O apóstolo havia sido preso por ter pregado o evangelho.

I. A exortação à alegria ( versículo 4 ).

A. O mandamento de Deus.
“ Alegrai-vos sempre no Senhor. Mais uma vez digo: Alegrai-vos! "
A primeira coisa que devemos notar é a ênfase de Paulo em que devemos nos alegrar. Repita a palavra "regozijar-se" duas vezes. Paulo enfatiza que a alegria cristã deve permanecer em nós, em meio das tribulações.
Isso é extremamente importante no contexto. Como acabamos de ver, os filipenses estavam sofrendo perseguição. E, por causa disso, ficaram perturbados, ansiosos, tristes, desanimados, inquietos, e alguns ficaram até irritados. Mas o apóstolo Paulo enfatiza que a alegria cristã deve permanecer independente das aflições que estamos sofrendo em nossas vidas.
B. O exemplo de Paulo.
No entanto, o apóstolo não era estranho ao que esses irmãos estavam vivendo. Além disso, se havia alguém que sofrera e sofria por causa do evangelho, esse era o apóstolo Paulo.
Paulo havia sido um grande exemplo para eles, em relação à alegria no meio do sofrimento. De acordo com Atos 16 , quando Paulo foi para Filipos e fundou a Igreja dos Filipenses, ele foi despojado publicamente, açoitado, jogado na pior prisão e amarrado. Ele sofreu muito. Mas isso roubou sua alegria? Não! Por volta da meia-noite, Paulo e Silas começaram a orar e cantar hinos a Deus, e os outros presos os ouviram " ( Atos 16:25 ).
Embora Paulo estivesse sofrendo muito, sua alegria era tão grande que ele orou e cantou hinos a Deus de tal maneira que todos os prisioneiros que estavam na prisão pudessem ouvir suas canções. E no início desta carta, o próprio apóstolo diz que, embora estivesse preso e sofrendo por causa de Cristo, estava muito feliz porque o evangelho de Deus estava avançando.
Paulo estava sofrendo piores sofrimentos que os irmãos de Filipos, e ainda assim sua alegria permaneceu firme. Ele mesmo era um exemplo vivo de que a alegria cristã deve permanecer em qualquer uma das situações em que estamos. Devemos sempre nos alegrar!

II O fundamento ( versículos 5-6 )

A. O Senhor está próximo
Você sabe por que temos alegria? Porque o Senhor está próximo. Essa frase pode significar que a vinda do Senhor está chegando, ou que o Senhor está perto de nós. Mas seja o que for, o ponto é que nossa alegria vem do Senhor.

Parece ser mais verdade que isso se refere à vinda do Senhor. O Senhor está próximo de vir. E o que ele está dizendo é que em breve, próximo, quando menos esperarmos, seremos poupados do lugar tão terrível que estamos aqui. Deus nos libertará em algum momento, em breve, de nossas aflições.
B. Dependemos do Senhor
Segundo, o texto diz que devemos orar a Deus, apresentar nossos pedidos e agradecê-los. Um pouco mais tarde, veremos o que essas coisas significam. O que nos interessa até agora é ver que dependemos do Senhor. Devemos apresentar tudo diante dEle, porque Ele é a fonte de nossa confiança. O que Deus faz por nós, e a maneira como Deus nos ajuda, é o que faz o crente manter sua alegria, não as situações externas.

III O modo de manter a alegria ( versículos 6-7 )

A passagem nos mostra três maneiras de manter a alegria:
“ Não anseie por nada, mas seus pedidos são conhecidos diante de Deus em toda oração e oração, com ações de graça. E a paz de Deus, que supera todo entendimento, guardará seus corações e pensamentos em Cristo Jesus . ”

A. Não se preocupe

A primeira coisa que não devemos fazer é mantermos firme a nossa fé em Deus. Ou seja, não podemos deixar que as situações nos afetem de tal maneira que paremos de confiar em Deus e perdemos a alegria cristã. Não devemos dar origem a ansiedade. Não devemos permitir a ansiedade, nem as preocupações, porque elas não são úteis.

B. Apresente seus pedidos e orações a Deus

O que a passagem diz é que devemos nos aproximar do Senhor e apresentar tudo o que nos preocupa e entristece. Devemos lembrar que Deus é quem cuida de nós. Deus é quem dirige nossas vidas. Quem será capaz de melhorar nossas situações é Deus. Quem pode nos fortalecer nessas situações é Deus. Portanto, devemos nos aproximar em oração e súplica.
Hoje em dia é comum é ver como as pessoas que se dizem cristãs estão cheias de preocupação. E eles fazem mais de mil coisas, mas entre elas não há oração e confiança em Deus. Precisamos descansar no Senhor.

C. Dê graças

E em terceiro lugar, poderemos ser alegres aprender em situações adversas, quando aprendermos a ser gratos. Devemos reconhecer que Deus sabe mais do que nós, que Deus tem planos melhores do que nós, e que ele faz isso para o nosso bem.
Em vez de reclamar e nos encher de amargura, devemos adotar a humilde atitude de agradecer a Deus: “Senhor, não sei por que você permite isso em minha vida. Mas você é sábio e soberano, você é bom e faz isso por mim também. Por isso, mesmo que eu sofra, agradeço o que você faz em mim. ”
Se agirmos dessa maneira, Deus promete nos dar a paz que supera todo entendimento.
Veja também: 

AS 5 FASES DA VIDA DE PEDRO

A paz e a alegria que vêm de Deus "superam todo entendimento". Você sabe o porquê? Porque é uma alegria que permanece até nos momentos mais tristes e angustiantes da nossa vida. Não está de acordo com a lógica. Mas é uma alegria misteriosa, que vem de Deus, para entender a Palavra de Deus e confiar em suas promessas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário