Esboço de Sermão
O SEGREDO PARA VOCÊ NUNCA PERDER O ÂNIMO
2 Coríntios 4: 16-18
Introdução : Alguém veio aqui hoje esperando, orando, desejando que alguém cante alguma coisa, ore alguma coisa ou pregue algo que retire toda a sua esperança?
• Alguém veio aqui esperando desanimar?
• Alguém veio aqui hoje esperando que alguém arranque todo o vento das suas velas?
• Não! Ninguém veio aqui para isto!.
Ninguém veio dizendo: “Por favor, me machuque. Por favor, retire toda a minha motivação para servir ao Senhor. Por favor, me desencoraje. Por favor, me derrote. "
• Viemos aqui procurando o oposto, não é?
• Viemos aqui procurando encorajamento, buscando esperança, desejando ser motivados para coisas maiores no Senhor.
• Viemos aqui procurando ajuda.
• Se eu lhe dissesse que havia um segredo que lhe permitiria ter esperança neste mundo, você gostaria de saber o que é?
• Em um mundo tão cheio de desesperança, desânimo e derrota, se eu lhe dissesse que sei como como viver sua vida todos os dias e não "desanimar", você se recusaria a me ouvir contar esse segredo?
• Claro que não! É por isso que estamos aqui.
Neste texto, Paulo nos diz que encontrou o segredo para permanecer encorajado no Senhor. No versículo 16 , Paulo diz: "Por qual causa não desmaiamos". Literalmente, "não desanimamos". Paulo conhece o segredo de “não desanimar” e ele compartilha esse segredo conosco nesta passagem.
Eu quero gastar nosso tempo nesses versículos hoje. Eu quero pregar sobre o tema: "Não Perca a Esperança". Eu quero mostrar-lhe algumas verdades nestes versículos que irá ajudá-lo a “não desanimar”, mesmo quando a vida está no seu nível mais desanimador. Siga-me neste texto, se você estiver interessado em ser encorajado, motivado e em ter esperança no Senhor. Se não é isso que você quer, então você está livre para ir. Mas, se você quiser o segredo, ouça o que Paulo tem a dizer ao pregar sobre o assunto Não perca a esperança.
I. V. 16a UMA DECLARAÇÃO INCRÍVEL
No versículo 16 , Paulo diz: " Por qual causa não desanimamos ... " Essa é uma afirmação surpreendente! A palavra "fraco" refere-se a " uma falha do coração ". Assim, a frase pode ser lida assim: “Não desanimamos”. Paulo está nos dizendo que, independentemente do que aparecer, ele não desiste, ele não desiste, ele não desiste. Ele não "desanima".
É tão fácil desanimar, não é? É tão fácil chegar a um lugar em que você está pronto para jogar a toalha, deitar seus fardos e simplesmente sair.
Parece-me, apenas lendo o que a Bíblia diz sobre a vida de Paulo, que teria sido fácil para ele "desanimar". Mas, ele diz, "não desmaiamos ". Essa pequena frase está na "voz ativa no tempo presente". Paulo está dizendo "Eu nunca desanimo"! Ele não está se gabando. Ele está fazendo uma simples declaração de fato. Paulo descobrira um segredo espiritual que lhe permitia ser encorajado, mesmo em meio a circunstâncias que desencorajariam qualquer outra pessoa.
A vida de Paulo era tudo menos fácil. Considere duas passagens que falam dos problemas que Paulo foi forçado a suportar sua vida.
- "Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos." (2 Coríntios 1:8)
Recebi dos judeus cinco quarentenas de açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?"
(2 Coríntios 11:23-29)
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio, uma noite e um dia passei no abismo;
Em viagens muitas vezes, em perigos de rios, em perigos de salteadores, em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios, em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre os falsos irmãos;
Em trabalhos e fadiga, em vigílias muitas vezes, em fome e sede, em jejum muitas vezes, em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, me oprime cada dia o cuidado de todas as igrejas.
Quem enfraquece, que eu também não enfraqueça? Quem se escandaliza, que eu me não abrase?"
(2 Coríntios 11:23-29)
No entanto, apesar de todas essas provações, tribulações e encargos, Paulo é capaz de dizer: " Eu nunca desanimo "!
Existe alguém aqui que você possa repetir essa afirmação? Existe alguém aqui que pode dizer: “Eu nunca desanimo. Eu nunca vou desistir. Sempre sou encorajado, empolgado e energizado com minha vida e em minha caminhada com o Senhor?"
Ninguém aqui pode dizer isso! Todos tropeçamos de desânimo em desânimo. Todos nós queremos sair de tempos em tempos. Todos queremos apenas parar e não dar mais nenhum só passo, porque sentimos que demos tudo o que já podemos.
Muitos de nós somos como Davi, que disse: “E eu disse: Oh, eu tinha asas como uma pomba! pois então eu voaria para longe e ficaria em repouso.”( Salmos 55: 6 KJV) Se fôssemos honestos, todos teríamos que admitir que, às vezes, gostaríamos de brotar um par de asas e voar para longe das provações, tribulações e problemas desta vida. Eu sei que já desejei fazer isto muitas vezes.
Embora haja momentos em que deixar problemas e aflições para trás pareça a melhor opção, estou muito mais interessado em chegar ao lugar onde posso dizer o que Paulo disse. Estou muito mais interessado em chegar ao lugar onde posso dizer. “Eu não vou desistir. Eu não vou desistir”. Acredito que esse lugar esteja disponível para todos os filhos de Deus. Eu acredito que esse lugar está disponível para você!
Veja também: SE DESEJAS VENCER, ENTÃO VEM SER - Esboço de Sermão
I. Uma declaração incrível
II V. 16b UMA LUTA FAMILIAR
Como eu já disse, é tão fácil desanimar, não é? A razão pela qual é tão fácil é encontrada no versículo 16 . Paulo identifica uma luta comum que todos enfrentamos.
Paulo diz "embora nosso homem exterior se corrompa". A razão pela qual é tão fácil desanimar é que o " homem exterior " está " perecendo=se corrompendo".
O " homem exterior " refere-se à parte carnal de nós. Abrange tanto o corpo quanto a mente. Os resultados do envelhecimento no corpo e do pecado na mente conspiram para afastar a alegria, a esperança e a paz do coração e da mente.
Dizem-nos aqui que o "homem exterior" está "perecendo". A palavra "perecer" significa "apodrecer, arruinar, corromper, ser destruído". A palavra "destruído" parece cumprir o significado pretendido aqui.
Essa mesma palavra é usada em alguns outros versículos importantes.
• “ Vendei o que tendes e dai esmolas; provê-vos sacos que não envelhecem, tesouro no céu que não falha, onde nenhum ladrão se aproxima, nem se corrompe. ”( Lucas 12:33 KJV)
Nesse versículo, a palavra " corrompe " é a mesma palavra que é traduzida "perece" em nosso texto.
• “ E o segundo anjo soou, e como se fosse uma grande montanha queimando com fogo foi lançada ao mar; e a terceira parte do mar se tornou sangue; E a terceira parte das criaturas que estavam no mar e tiveram vida morreu; e a terceira parte dos navios foi destruída. ”( Apocalipse 8: 8–9 KJV)
A Bíblia nos diz aqui que Deus lançará uma grande pedra no mar e um terço dos navios do mundo será virado, consumido, "destruído". Mesma palavra! Todos os dias, o “homem exterior” está sendo destruído pela dor, problemas, encargos e provações que são lançadas contra ele.
A razão pela qual estamos tão propensos a "desanimar" é porque nosso "homem exterior" está sendo " destruído, corrompido, arruinado "todos os dias.“ Então não desanimamos. Embora nosso homem exterior, nosso corpo, nosso cérebro, nossos pulmões, nosso fígado, nosso coração, nossos músculos e nossos ossos estejam se esvaindo, sendo destruídos, sendo devorados, emborcados, consumidos e sendo consumidos exterminado ”.
Essa destruição do "homem exterior" vem de duas fontes.
• The Fallen Nature - Todo o mundo natural está sob a maldição de Deus por causa do pecado. O mundo está sob uma maldição de futilidade, dor, sofrimento, corrupção e morte.
“Porque sabemos que toda a criação geme e sofre dores até agora. E não apenas eles, mas também nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, até nós mesmos gememos dentro de nós mesmos, esperando a adoção, ou seja, a redenção do nosso corpo. ”( Romanos 8: 22–23 KJV)
Apenas para lembrá-lo, mas Deus salva seus filhos em etapas, não de uma só vez. Agora, não me entenda mal. Nós já estamos salvos. Somos perdoados e justificados por causa do que Jesus fez por nós na cruz e no túmulo vazio. Quando chegamos a Ele com fé e arrependimento, Ele nos salva eternamente da penalidade de nossos pecados. Mas ainda não estamos livres da corrupção e da morte.
Todos nesta sala, salvos ou perdidos, um dia morrerão. Essa é a promessa da Palavra de Deus. “ E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo," (Hebreus 9:27)
- Vamos envelhecer e vamos morrer.
- O " homem exterior " está " perecendo "!
2 Coríntios 4: 7 nos lembra que: “Temos este tesouro em vasos de barro”. Ou seja, todos vivemos nossos dias em frágeis “vasos de barro”. Um dia, o vaso irá rachar. Vai quebrar, e vamos desaparecer. Essa é a natureza da vida.
Se você viveu algum tempo neste mundo, sabe exatamente do que estou falando. Esses corpos estão morrendo e morrem um pouco todos os dias. Considere Eclesiastes 12: 1-7 .
O "homem exterior" está "perecendo". Ele está morrendo. Ele está apodrecendo, está quebrado. Ele está sendo destruído. E os problemas associados à sua " destruição " nos fazem "desanimar".
• Homens caídos - Outro elemento é este mundo que nos faz “desanimar” são as outras pessoas. Se essa natureza caída não o pegar, as pessoas caídas o farão.
- A tolice de um homem caído faz com que ele fique bêbado, dirija seu carro e mate outra pessoa.
- A natureza caída leva as pessoas caídas a amarrar bombas em seus corpos e entrar em ônibus da cidade e matar pessoas.
- A natureza decaída faz com que os terroristas entrem em shopping centers e matem pessoas.
- Pessoas caídas nos decepcionam.
- Pessoas caídas ferem nossos sentimentos.
- Pessoas caídas falham com o Senhor.
- As pessoas caídas nos machucam fisicamente, verbalmente, emocionalmente e espiritualmente, e isso nos faz " desanimar ".
Essa foi a experiência de Paulo.
- “ Estamos perturbados por todos os lados, mas não angustiados; estamos perplexos, mas não desesperados; Perseguidos, mas não abandonados; derrubado, mas não destruído; Sempre levando no corpo a morte do Senhor Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo. ”( 2 Coríntios 4: 8–10 KJV)
- “ Então a morte opera em nós… ” ( 2 Coríntios 4: 12a KJV)
É a nossa experiência também. É tão fácil "desanimar" quando a vida e as pessoas se voltam contra você. É tão fácil chegar ao lugar em que você apenas deseja sair. Mas você não precisa!
- Você não precisa ser derrotado.
- Você não precisa se tornar uma estatística.
- Você não precisa ser uma daquelas pessoas que costumavam andar com Deus.
- Você não precisa ser uma daquelas pessoas que costumavam ir à igreja.
- Você não precisa ser um daqueles que costumavam ser fiéis.
Você pode chegar a um lugar onde não desanima. Você pode repetir a incrível declaração do apóstolo Paulo: “Por qual razão não desmaiamos; mas embora nosso homem exterior pereça ..."
I. Uma declaração incrível
II Uma luta familiar
Veja também: A ORAÇÃO QUE DEUS RESPONDE - Esboço de Sermão
III V. 17-18 UM SEGREDO MARAVILHOSO
• Quero chegar ao lugar em que, “embora nosso homem exterior pereça” eu “ não desmaio ”.
• Quero chegar ao lugar em que, apesar de ser atacado de dentro e de fora por uma natureza decaída e um mundo decaído, "não desanimamos".
• Quero chegar ao lugar em que “não desanimo”, independentemente do que está acontecendo ao meu redor ou em mim.
Este texto nos ajuda a fazer exatamente isso. Nesses versículos, Paulo compartilha seu segredo de manter o coração protegido, mesmo quando a vida se volta contra ele. Vamos examinar esse maravilhoso segredo, porque também precisamos da ajuda que ele nos dá.
O segredo para "não desanimar" envolve pelo menos três realizações importantes.
• V. 16c - Recebemos novas forças para todos os dias - Paulo nos lembra que enquanto o “ homem exterior ”está“ perecendo, mas o homem interior é renovado dia após dia ”. O homem natural, que inclui o corpo e a mente, está morrendo todos os dias. Todos os dias, a mente e o corpo são atacados pelos efeitos do pecado e dos pecadores. Como resultado dos constantes ataques ao "homem exterior", está "perecendo".
- Todos os dias morremos um pouco.
- Todos os dias perdemos um passo.
- Todos os dias sentimos desgosto, tristeza, dor, problemas e os efeitos da maldição do pecado no mundo.
- Todos os dias enfrentamos os problemas decorrentes de viver em um mundo cheio de pecados e pecadores.
- As coisas que vemos, ouvimos, sentimos, experimentamos, todas trabalham contra nós para nos fazer " desanimar ".
- O "homem exterior" está continuamente sendo "destruído" diante de nossos olhos.
- Todos nós podemos nos relacionar com isso!
Mas, enquanto o "homem exterior" se torna mais fraco e cada vez mais próximo da sepultura, o "homem interior" é "renovado" "dia após dia". A palavra "renovar" significa "renovar".
Todos os dias, o "homem interior" recebe nova força para enfrentar as provações daquele dia. Jesus disse o seguinte: “Não penses, pois, no dia seguinte, porque o amanhã pensará nas coisas em si. Basta a cada dia o seu mal.”( Mateus 6:34 KJV)
Enquanto todo dia traz consigo problemas únicos, todo dia também vem com sua própria medida de graça das mãos do Pai Celestial. Aqui está a Sua promessa.
- “ E ele me disse: Minha graça te basta; porque minha força se aperfeiçoa na fraqueza ... ” ( 2 Coríntios 12: 9a NVI)
O "homem interior" é "renovado" todos os dias, mas precisamos entender que essa não é uma bebida única que nos garante força e renovação diárias. O Senhor está nos oferecendo uma fonte da qual podemos beber todos os dias. Bebendo da fonte que Ele oferece promete-nos que o “homem interior” será “renovado, renovado e revigorado” dia após dia, mesmo enquanto o “homem exterior” se torna cada vez mais fraco.
"Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:34)
Assim, cada dia exige seu próprio suprimento de graça.
- O carro da sua vida não foi concebido para funcionar a gasolina de ontem. Você precisa reabastecer o tanque todos os dias.
- Seu metabolismo espiritual não pode sobreviver nas refeições de ontem. Você precisa comer comida fresca hoje.
- A dosagem espiritual que trouxe cura ao seu coração ontem não ajudará seus sintomas hoje. Você precisa de uma dose fresca para as doenças de um dia fresco.
Seu balde vaza! O que você trouxe do poço ontem não será suficiente para as provações que você terá de enfrentar hoje!
- Nenhum combustível espiritual foi projetado para operar seu carro por dez anos.
- Nenhuma refeição espiritual irá alimentar sua vida por meses a fio.
- Nenhuma inoculação espiritual curará as doenças do novo dia.
O "homem interior" é "renovado" dia após dia. Ele é renovado por combustível novo, por alimentos frescos, por remédios frescos! O que isso significa?
- Significa que você precisa se alimentar da Palavra de Deus todos os dias.
- Você precisa orar ao Pai todos os dias.
- Você precisa da comunhão dos santos todos os dias.
- Ir à igreja uma vez por semana ou uma vez por mês não fará o trabalho.
- Você precisa de um suprimento novo todos os dias!
- Não é à toa que tantos "desanimam"! Eles não investem na “renovação” do “homem interior” “dia a dia”.
- Eles alimentam seus corpos, que estão "perecendo".
- Eles colocam gasolina em seus carros, mantêm o óleo trocado e esses carros estão "perecendo".
- Vamos ao médico, tomamos nossos remédios e cuidamos de nossos corpos, que estão "perecendo".
- No entanto, não fazemos provisões para o "homem interior", que deve ser "renovado dia a dia".
É por isso que "desanimamos"! "Desanimamos" porque concentramos nossa atenção em tudo, exceto na única coisa que mais importa em nossas vidas. Não pensamos no nosso relacionamento com Deus e na “renovação” do “homem interior” “dia a dia”.
• V. 17a, 18 - Nada que enfrentarmos nesta vida durará para sempre - Observe cuidadosamente a linguagem que Paulo usa aqui. Ele diz " nossa aflição leve, que é apenas por um momento ... "Vamos examinar isso por um momento, porque não é assim que se sente quando chegam as provações? Nunca parece "leve" e nunca parece que acabou em um "momento".
- A palavra "aflição" refere-se a "tribulação, problemas, pressão".
- A palavra "luz" significa "fácil".
- Então, aqui, Paulo diz que a "pressão" sob a qual ele está é "fácil".
Agora, não é assim que Paulo descreveu seus problemas anteriormente neste livro. Aqui está o que ele disse em 2 Coríntios 1: 8: “ Pois nós, irmãos, não ignoramos nossos problemas que vieram até nós na Ásia, que fomos pressionados fora de medida, acima da força, a ponto de nos desesperarmos até de vida ”.
Nesse versículo, Paulo nos diz que seus problemas eram mais do que ele poderia suportar. Ele diz que eles o empurraram além de seus limites naturais. Era literalmente mais do que ele podia aguentar. Agora, ele volta e nos diz que eles são "leves". Eles são "fáceis". Eles estão apenas aqui "por um momento".
O que Paulo está dizendo é isso, os problemas da vida que parecem tão pesados agora, os problemas que parecem que nunca terminam, os encargos que pensamos que nos quebrarão com o peso deles, são realmente muito pesados "no momento". Ele nos diz que, comparado ao “peso eterno da glória” que experimentaremos quando chegarmos no Céu, tudo o que enfrentamos aqui é “leve e fácil”.
Romanos 8:18 diz: "Pois acho que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós".
Nada do que enfrentamos aqui é "digno de ser comparado com a glória" que experimentaremos lá. Nosso problema é este: ouvimos isso, mas não acreditamos nisso!
- O que acreditamos é o que vemos.
- O que acreditamos é o que sentimos.
- O que acreditamos é a pressão que sentimos.
- Nós nunca pensamos que é "fácil".
- Você nunca ouve um crente testemunhar sobre seus problemas e dizer "eles são leves"!
A razão pela qual Paulo poderia dizer isso e nós não podemos é tudo uma questão de perspectiva. Nós temos nossos olhos no aqui e agora; Paulo tem o dele naquele momento e ali. No versículo 18 , Paulo revela o segredo para não "desanimar" quando a vida tenta matá-lo.
Ele diz que tudo neste mundo é "passageiro". É apenas aqui por um curto período de tempo, e vai passar. Mas, o que não podemos ver, essas coisas que são nossas no Céu, são eternas na natureza. Vamos gemer por alguns dias aqui, mas nos regozijaremos por séculos sem fim. Sentiremos dor aqui por um curto período de tempo, mas experimentaremos Sua glória lá para sempre.
O salmista disse o seguinte: “ ... o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. ”( Salmos 30: 5b KJV)
O segredo para " não desanimar " é manter a perspectiva correta. Peça ao Senhor para ajudá-lo a desviar o olhar do que pode ver e ajudá-lo a olhar além deste mundo para a glória que espera em Sua presença.
- Foi assim que Moisés fez. “Pela fé abandonou o Egito, não temendo a ira do rei; porque suportou, como vendo aquele que é invisível.”( Hebreus 11:27 KJV)
- Foi assim que Abraão fez. “ Pela fé, Abraão, quando foi chamado para sair para um lugar que depois deveria receber por herança, obedeceu; e ele saiu, sem saber para onde foi. Pela fé ele peregrinou na terra da promessa, como em um país estranho, habitando em tabernáculos com Isaque e Jacó, os herdeiros da mesma promessa: pois procurou uma cidade que tem fundamentos, cujo construtor e criador é Deus. ”( Hebreus 11: 8–10 KJV)
- Foi assim que Estêvão fez. “ Mas ele, cheio do Espírito Santo, olhou firmemente para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus em pé à sua direita ” ( At 7:55 KJV)
- É assim que você vai conseguir.
• V. 17b - Tudo o que enfrentamos na vida tem significado - Paulo nos diz que nossa "aflição" "produz para nós, ou seja: trabalha por nós". Essa é uma afirmação incrível! Quando as coisas acontecem em nossas vidas, muitas vezes olhamos para elas que não têm sentido. Imaginamos como algo tão doloroso, insensato, trágico pode ter algum significado. Mas sim!
Se você é um filho de Deus, saiba que não acontece nada na sua vida não sem sentido. Tudo o que acontece é parte do plano de seu pai (Deus) de desenvolvê-lo como Seu filho. Apenas um lembrete: Deus não salvou você para fazer você feliz. Ele não salvou você para abençoá-lo. Ele salvou você para fazer você como Jesus. Esse é o Seu propósito eterno.
Aqui está o que Paulo disse:
"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Romanos 8:28)
Assim, nada na sua vida como cristão é sem sentido. Algumas coisas parecem ser mas não é.
Considere por um momento a vida de João Batista. João era um pregador destemido. Um dia, João se atreveu a dizer ao rei Herodes que havia pecado contra Deus ao se casar com a esposa de seu irmão. Herodes lançou João na prisão. João ficou ali por dezesseis meses.
Então, certa noite, Herodes deu uma festa. Naquela festa, a filha adolescente de sua esposa foi chamada para dançar antes dos homens reunidos no banquete. Ela veio e dançou uma dança sexualmente excitante.
Herodes ficou tão comovido que se ofereceu para lhe dar tudo o que ela queria, até metade do seu reino. Ela consultou sua mãe, que ele pediu para pedir a cabeça de João Batista em uma bandeja. Ela voltou ao rei e fez seu pedido.
Embora tenha ficado triste por fazê-lo, porque Herodes realmente gostava de João, Marcos 6:20 , mas para não ser envergonhado perante a multidão, consentiu com o pedido dela de decapitar João. Herodes enviou soldados para a prisão e eles executaram João, trazendo a cabeça de volta ao palácio de Herodes, onde foi apresentado à menina. Marcos 6: 21-28 .
Sem significado! O maior homem que vive no mundo naquela época, de acordo com o testemunho do próprio Jesus, Matt. 11:11 , foi executado para satisfazer os caprichos depravados de uma mãe perversa e sua filha tola.
De nossa perspectiva, a morte de João Batista não teve sentido, mas, da perspectiva de Deus, esse ato teve um significado eterno na vida de João. Deus usou aquele evento sem sentido na porta pela qual Ele conduziu João do tempo para a eternidade.
Me escute!
- Quando a doença chega e atinge sua vida, isso não faz sentido.
- Quando seu coração se parte e seus sonhos se despedaçam, isso não faz sentido.
- Quando seu ente querido morre nas mãos de um motorista bêbado, isso não faz sentido.
- Quando esse carro falha mecanicamente e alguém que você ama morre, não faz sentido.
- Pastor, quando você luta com problemas no ministério, isso não faz sentido.
- Pais, quando você luta com seus filhos e com as decisões deles, isso não faz sentido.
- Quando as tragédias desta vida se acumulam em você, uma após a outra, e você está quebrado, cansado e maltratado, isso não faz sentido!
Não, essas coisas estão "trabalhando para você"! Eles são para seu benefício! Um dia, quando esta vida acabar e você sair do tempo e para a eternidade, sentir-se-á aliviado das “aflições leves do momento” e engolido pelo “peso da glória muito mais excedente e eterno”.
Novamente, cito o apóstolo Paulo quando ele diz: “Pois reconheço que os sofrimentos do tempo presente não são dignos de serem comparados com a glória que será revelada em nós.” ( Romanos 8:18 KJV)
Conclusão: Como "não desanimamos"? Fazemos isso vendo que "o homem interior é renovado dia a dia". Fazemos isso pregando para nós mesmos. Fazemos isso lembrando a nós mesmos das verdades encontradas nesta passagem.
Olhe todo o caminho de volta ao versículo 7 : Somos “vasos de barro”. Somos fracos e precisamos de um poder que esteja fora de nós mesmos se quisermos permanecer. Esse poder vem de Deus. Pregue essa verdade em seu próprio coração todos os dias. Isso não é sobre você; é sobre ele!
• Os versículos 8-13 nos lembram que seremos atribulados aqui, porque Jesus também passou por tribulação. Deus está fazendo em nós o que fez nele. Deus está se revelando através de nós, como fez através de Jesus.
• O versículo 14 nos lembra que Deus tem um plano nisso tudo. Ele nos verá através das tempestades desta vida e nos levará em segurança para a glória. Pregue esta verdade ao seu coração todos os dias.
• O versículo 15 nos lembra que tudo na vida é para a glória de Deus. Pregue esta verdade para si mesmo todos os dias!
• Então, nos versículos 16-18 , somos desafiados a tirar os olhos deste mundo com seus pecados e problemas. É-nos dito que olhemos além desta vida para a que está por vir. Nesse mundo vindouro, os cuidados desta vida não serão senão comparados com "a glória que será revelada em nós". Pregue essa verdade no coração todos os dias.
Viva a verdade de quem você é em Jesus Cristo. Você é um peregrino e um passageiro neste mundo. Você é apenas uma pessoa que passa por este mundo a caminho da casa, que é céu. Ao longo do caminho, você ficará desiludido, derrotado e desanimado, mas não precisará "perder a esperança". Deus pode e irá ajudá-lo a fazer a jornada para casa com glória em sua alma, se você mantiver seus olhos nEle, e não no que vê.
Adaptado por Adailton de Jesus
Nenhum comentário:
Postar um comentário