Seis Lições em Efésios 6

Esboço de Sermão

SEIS LIÇÕES EM EFÉSIOS 6

por Adailton Cavalcante

"Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo." Efésios 6:11

Introdução:
A ARMADURA DE DEUS - O QUE SIMBOLIZA?
O Cristão é na verdade um soldado de Cristo neste mundo que jaz no maligno. Para vencermos as forças espirituais do mal, devemos usar a armadura espiritual que Deus põe a disposição de todo aquele que o serve. Só revestido da armadura de Deus é que podemos vencer as forças do mal. Mas, o que simboliza "A armadura de Deus" para nós?

1 – OS LOMBOS CINGIDOS COM: A VERDADE. (v.14)
1.1- Lombos significa costas.
1ª - Lição: Devemos andar na verdade e por onde passarmos devemos deixar após nós: a verdade.
Cingir com a verdade, também significa que se cremos e obedecemos a palavra de Deus, estamos seguros e vestidos com a verdade e nunca seremos pegos nus, ou desprevenidos.
“Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas as vossas candeias.”(Lc 12.35)
“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo;”(1Pe 1.13)

2 – VESTIDOS COM: A COURAÇA DA JUSTIÇA. (v.14)
2.1 - A couraça fica na altura do peitoral e serve para proteger os órgãos vitais: coração, pulmões etc.
2ª - Lição: Para proteger nossa vida espiritual devemos ser pessoas justas.
“Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor,”(1 Ts 5.8)

3 – PÉS CALÇADOS COM: A PREPARAÇÃO... (v.15)
3ª - Lição: Significa por nossos pés sobre coisas sólidas, ter pés calçados, para não escorregarmos com os empurrões que a vida as vezes nos dá. Não andar descalços: desprevenidos.
“Para iluminar aos que estão assentados em trevas e na sombra da morte; A fim de dirigir os nossos pés pelo caminho da paz.(Lc 1.79)
“E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.”(Ap 1.15)

4 – O ESCUDO DA FÉ. (v.16)
4.1 - O escudo deve estar à frente. No passado, as flechas, os dardos as vezes tinham chamas de fogo na ponta, devido os escudos terem uma camada de couro e serem ensopados de água, os dardos se apagavam ao bater contra os escudos.
4ª - Lição: Se você põe, a fé em Deus, à frente de tudo que for fazer, e se sua fé é uma fé bíblica, os dardos do inimigo não lhe atingirão.
“Porém tu, SENHOR, és um escudo para mim, a minha glória, e o que exalta a minha cabeça.” (Sl 3.3)

5 – O CAPACETE. (v.17)
5.1 - O Capacete protege a cabeça.
5ª - Lição: Nossos pensamentos devem ser pensamentos puros, pensamentos de crente salvo.
“Pois vestiu-se de justiça, como de uma couraça, e pôs o capacete  da salvação na sua cabeça,”(Is 59.17)

6 – A ESPADA DO ESPÍRITO. (v.17)
6ª - Lição: Jesus venceu as tentações usando a palavra de Deus, se usarmos a palavra de Deus, nós também venceremos.
“Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4.12)

Conclusão: "Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais." Efésios 6:12

5 comentários:

  1. que Deus continue a dar espirações para a edificação do corpo,meu muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Ótimo Deus abençoe a todos que elaboraram este estudo Shalom 🙋‍♀️

    ResponderExcluir
  3. Que Deus os abençõe poderosamente.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito desse estudo deus abençoe

    ResponderExcluir