O Incomparável Amor de Deus

Esboço de Sermão


O INCOMPARÁVEL AMOR DE DEUS
1 João 4.8


As características do amor de Deus para conosco, que é um dos seus atributos comunicáveis:

I. O amor de Deus é eterno

Assim como Deus é eterno o seu amor também é! Escute e leia comigo Jeremias 31.3:
De longe se me deixou ver o Senhor, dizendo: Com amor eterno eu te amei;
por isso, com benignidade te atraí.

II. O amor de Deus é incondicional

Efésios 2.4-7 – Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos ressuscitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza da sua graça, em bondade para conosco, em Cristo Jesus.

2 Tessalonicenses 3.5 – Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

1 Timóteo 1.14 – Transbordou, porém, a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus.

III. O amor de Deus age

Romanos 5.8 – Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.

1 João 3.16-18 – Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos. Ora, aquele que possuir recursos deste mundo, e vir a seu irmão padecer necessidade, e fechar-lhe o seu coração, como pode permanecer nele o amor de Deus? Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade.

IV. O amor de Deus é soberano

Assim como Deus é soberano, seu amor também é soberano e isso significa que:

1. Deus decide quando demonstrar o seu amor

1 João 4.9 – Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele.

Gálatas 4.3-6 – Assim, também nós, quando éramos menores, estávamos servilmente sujeitos aos rudimentos do mundo; vindo, porém, a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos. E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!
2. Deus decide como demonstrar o seu amor

1 João 5.3 – Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos; ora, os seus mandamentos não são penosos...

1 João 3.1 – Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e, de fato, somos filhos de Deus. Por essa razão, o mundo não nos conhece, porquanto não o conheceu a ele mesmo.

3. Deus decide por quem demonstrar seu amor
Romanos 9.13 – Como está escrito: Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú.

Efésios 2.4 – Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou...

Conclusão

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele.

1 João 4.16


Nenhum comentário:

Postar um comentário