As Atividades do Espirito Santo




AS ATIVIDADES DO ESPÍRITO SANTO 

1. Jesus Se referiu várias vezes à Pessoa Divina do Espírito Santo.

2. Ele O chamou de Espírito (Mt 12.31), Espírito do Senhor (Lc 4.18), Espírito Santo (Lc 12.10), o outro Consolador (Jo 14.16) e de Espírito da verdade (Jo 16.13).

3. Em João 16.12,13 lemos a seguinte declaração do Mestre: Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.

4. Destas palavras extraímos preciosas lições, que devem ser do conhecimento de todos os servos de Deus.


5. Os discípulos não estavam capacitados a ouvir todas as revelações do mundo espiritual, que Cristo lhes poderia ter apresentado durante Seu ministério terreno.


Veja também: "PROVADOS PELO FOGO"

6. Esta seria uma das tarefas a serem desempenhadas pelo Espírito Santo.


7. Jesus, então identificou o Espírito Santo como Espírito da verdade.


8. É nessa verdade que todos os fiéis filhos de Deus por Ele podem e devem ser guiados, orientados e dirigidos.


9. Embora precisemos da direção do Senhor todo o tempo, certo é que existem momentos durante os quais precisamos de uma revelação mais profunda e específica do Espírito de Deus.


10. Jesus nos ensina que existe um conjunto de verdades e de conhecimento que precisamos alcançar e prover-nos esta descoberta é uma das atividades do Espírito Santo. Como disse certo pregador, ele trata conosco fazendo lembrar uma casca de cebola: uma verdade de cada vez.


Veja também: "QUEM É JESUS CRISTO?"

11. Se Jesus não considerou Seus discípulos aptos para entendem os mistérios do Reino após 3 anos de convivência pessoal com Ele, que diremos de nós mesmos?


12. Daí o trabalho iluminador do Espírito Santo, a partir do momento em que Ele nos permite conhecer a Cristo como a própria Verdade.


13. Em Jo 14.6 Jesus declara ser a Verdade. Em Jo 14.13 Ele declara que o Espírito nos guiará em toda a verdade, e isto necessariamente inclui por primeiro o pleno conhecimento de Cristo.


14. Portanto, o ministério do Espírito Santo como nosso guia consiste primeiramente em nos levar a um mais profundo conhecimento da pessoa de Jesus Cristo, núcleo central de toda a verdade.


15. Um dos maiores privilégios que temos como crentes é dispormos do Espírito Santo para nos conduzir em toda a verdade.


Veja também: "8 RAZÕES PARA CRER NAS PALAVRAS DA BÍBLIA"

16. Somente erramos quando não Lhe pedimos sua direção, portanto não hesitemos em buscar Sua ajuda, visto que Ele tem completo prazer em fazer isto por nós e para nós.


17. Não podemos culpar a Deus por algo errado que nos acontece, se não buscamos primeiramente Sua direção.


18. Aproveite, portanto, o sagrado ministério do Espírito. Ele quer nos guiar em tudo e em tudo nos fazer bem sucedidos.


Autor: Pr. Geziel Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário