Esboço de Sermão: NÃO PONHA REMENDO NOVO EM VESTIDO VELHO



REMENDO NOVO EM VESTIDO VELHO

“Ninguém põe remendo de pano novo em veste velha; porque o remendo tira parte da veste, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres se perdem. Mas põem-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam” (Mateus 9.16,17).

Introdução:
- O novo nascimento em Cristo é algo que deve mudar completamente a vida daqueles que experimentam receber Jesus como Senhor e salvador.
- A mudança é percebida quando o crente vai abandonando tudo aquilo que pertencia à sua velha vida.
- Não podemos querer conciliar a nova vida em Cristo com a velha vida do mundo.


1 - O NOVO E O VELHO NÃO SE MISTURAM
- Jesus estava ensinando aos discípulos de João que o evangelho é algo totalmente novo na vida daqueles que crêem n'Ele como o filho de Deus e se arrependem dos seus pecados (2 Co 5.17).
- Porém, é preciso disposição para romper com tudo aquilo que faz parte de uma vida sem Jesus.
- Do mesmo modo que não se deve colocar um remendo novo numa roupa velha, o crente não pode querer andar com Jesus e continuar na prática do pecado, pois é impossível viver uma vida de santidade permanecendo com as mesmas atitudes de quando não tinha Jesus.
- Novo é novo e velho é velho.
- Decida hoje abandonar tudo aquilo que ainda lembra a sua velha vida sem Cristo.
- Ore pedindo ao Senhor que purifique a sua vida e lhe dê forças para que você, a partir de hoje, busque a santificação da sua vida (Hb 12.14).

Veja também: ESBOÇO DE SERMÃO - A Natureza do Sofrimento de Cristo

2 - NÃO PODEMOS VIVER DE APARÊNCIAS
- Aqueles que desejassem seguir Jesus precisariam abandonar as estruturas religiosas da época que levavam as pessoas a uma falsa religiosidade.
- Eles viviam uma vida de aparências, por fora eram belos como sepulcros caiados, mas por dentro só havia imundícia (Mt 23.27).
- A opção pelo novo de Deus é uma decisão pessoal. Jesus não interfere em nossa vontade, mas espera que tomemos a decisão de deixarmos que Ele nos guie em todos os nossos caminhos.
- As coisas velhas só vão passar quando tomarmos esta decisão.Decida eliminar tudo aquilo que lembra a sua velha vida.
- Comece fazendo uma limpeza dentro da sua casa e jogue fora tudo que ainda liga você à sua vida sem Jesus.
- Não dê nem venda, pois só devemos dar aquilo que queremos para nós também (Dt 7.26).

3 - O VINHO NOVO E ODRE VELHO NÃO COMBINAM
- Os odres eram sacos de couro utilizados para guardar líquidos. Um vinho novo só poderia ser colocado em um odre novo, pois a fermentação esticava o couro do odre que não deixava o vinho sair.
- Aquele odre não poderia ser usado novamente com vinho novo, pois odre sem elasticidade se rasgaria.
- Para ser cheio do Espírito Santo de Deus o crente precisa ter a sua vida renovada em Cristo, pois o vinho novo de Deus não entra num odre velho e sujo.
- Assim como o vinho novo não combina com odre velho, o Espírito Santo não combina com uma vida de pecado (Ef 5.18).
- Decida hoje ser um odre novo buscando uma vida de santidade, pois Deus quer levar você mais além do que você possa imaginar.
- Porém, é necessário que a sua vida esteja fluindo no Espírito Santo, desejando cada vez mais a Sua unção e poder (1Co 2.9).


Conclusão:
- Jesus disse que remendo novo não combina com roupa velha, ou seja, não podemos ser cheios do espírito Santo vivendo ainda no pecado.
- O crente não pode viver uma vida de aparência, ou somos crentes em Jesus ou não somos.
- Remendo novo em roupa velha não funciona; vinho novo em odre velho não combina. Amém.

FONTE: Prs. Jairo e Lucia


Veja também:

4 comentários: