Esboço de Sermão: O OLHAR DO SALVADOR




O OLHAR DO SALVADOR
(Quando Cristo nos leva ao caminho da cura)

"E, virando-se o Senhor, olhou para Pedro, e Pedro lembrou-se da palavra do Senhor, como lhe havia dito: 
Antes que o galo cante hoje, me negarás três vezes.
E, saindo Pedro para fora, chorou amargamente." Lucas 22:61-62

Textos: Lucas 22.54-62 - João 21. 15-17

Introdução:
 Quando olhamos nosso contexto de vida, normalmente somos confrontados com problemas não resolvidos e contextos que precisam de mudanças.
Na verdade, muitas vezes nosso estilo de vida tem sido evidenciado por fracassos e derrotas, que revelam nossas feridas e a emergente necessidade de cura.
Ainda bem que temos a presença de Cristo em nossas vidas e a certeza de suas respostas a nosso favor. Ele tem o remédio que nos cura e nos faz prosperar.
O que acontece quando Cristo me leva ao caminho da cura?

I – Ele toca no meu caráter;
Olhando o texto, que marca os momentos que Pedro negou a Jesus, de forma clara após ter negado o Senhor três vezes e ouvido o galo cantar, o vemos sendo confrontado com o olhar profundo do mestre. A Bíblia assim afirma: “… voltando-se o Senhor, fixou os olhos em Pedro, e Pedro se lembrou da palavra do Senhor,… (Lc 22.61)”
Quando o olhar de Cristo se cruzou com o de Pedro, ali naquele momento de forma profunda, o discípulo teve o seu caráter tocado pelo Mestre. Naquele momento, ele foi levado a uma avaliação profunda de sua vida; ele viu o quanto precisava de mudanças. Pedro naquele momento foi tocado e teve a oportunidade do arrependimento. É dessa forma que Cristo quer agir em nossas vidas.

II – Ele muda o contexto da minha vida;
De forma clara vemos no texto, que após ter sido confrontado com Cristo e avaliado a própria vida, Pedro arrependido chorou amargamente. Ali, sozinho e quebrantado em lágrimas e arrependido, Pedro teve todo o contexto da sua vida mudado. Os valores, atitudes, a maneira de Pedro conceber a própria vida foi mudada e o discípulo começou a viver uma nova história. Quando Cristo opera a cura em nossas vidas, Ele nos leva a uma mudança profunda geradora de uma nova história.

III – Ele me revela os seus propósitos;
Depois de ressuscitado, junto dos discípulos, Jesus trata especificamente com Pedro, afim de que grandes propósitos fossem revelados. O Mestre leva o discípulo a uma prova que não seria fácil, mas consolidaria a bênção plena em sua vida. Jesus pergunta por três vezes se ele o amava. Nesse difícil processo, Pedro foi confrontado três vezes e precisou falar que amava o Mestre. Nas duas primeiras a expressão denota: “Sim, eu gosto de ti” – Cristo o leva a esse caminho e na terceira vez, ele ouve de Pedro, “… Sim Senhor, tu sabes que eu te amo.” Em outras palavras, Pedro estava afirmando: “Ah Senhor, tu sabes que eu falhei e por três vezes o neguei! Tu sabes que eu era fraco, limitado, ferido e com medo, neguei a ti, mas Senhor, aqui eu estou e declaro com todo o meu Ser, que o Amo com toda a minha força e entendimento. Senhor, eu estou pronto para cumprir os propósitos que tens para mim.” E assim, de forma profunda e compreendendo o chamado do Mestre, ele ouve: “apascenta as minhas ovelhas”.
Ao nos curar, Jesus o faz porque há propósitos Dele para nós. Ele quer revelar uma obra de bênçãos a ser cumprida na vida de cada um de nós.

IV – Ele faz de mim um instrumento vivo em Suas mãos.
A partir desse momento já não vemos um Pedro inseguro, inconstante, intempestivo e conflitado; mas sim, um homem que foi profundamente moldado pelo poder do Espírito Santo e agora sendo usado para toda a boa obra do Senhor. Esse é o propósito de Deus para nossas vidas. Ele nos cura e restaura para nos usar efetivamente em seus propósitos.

Conclusão:
Deus tem planos para sua vida! Ele tem propósitos a serem cumpridos através de você. Portanto, abra o coração e o deixe levá-lo ao caminho da cura. Ele quer tocar no seu caráter, mudar o seu contexto de vida, revelar grandes propósitos e usá-lo poderosamente para marcar a sua geração com a glória de Cristo. Creia nesse milagre e tome posse da sua vitória.

Pr. Waldyr do Carmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário