Preciosas Lições da Vida de Elias



PRECIOSAS LIÇÕES DA VIDA DE ELIAS
Texto: 1 Reis 17.1-16
IntroduçãoElias exerceu o seu ministério no reino do Norte, durante os reinados de Acabe e Acazias, entre os anos 874 a 852 a.C.
O nome Elias significa “Jeová é Deus’’. Notar que os dois protagonistas da luta, Elias e Jezabel, levam o nome do respectivo deus (Jezabel significa “O príncipe [Baal] existe”).
O NT destaca Elias pelas suas ferventes orações: “Elias era homem semelhante a nós, sujeito aos mesmos sentimentos, e orou, com instância, para que não chovesse sobre a terra, e, por três anos e seis meses, não choveu. E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar os seus frutos” (Tg 5.17,18).
Transição
Neste texto que traz os primeiros relatos sobre a vida de Elias, podemos aprender algumas lições valiosas para nossas vidas.
I.) Deus Honra a Sua Palavra -1 Rs 16.34 -17.1
Por que veio a seca?
1. Esse juízo humilhava Baal, pois seus adoradores criam que ele controlava a chuva e que era responsável pela abundância nas colheitas.
2. Foi resultado da condição espiritual do povo (Dt 11.16,17; 28.15,23,24 – Deus honra Sua Palavra) – Quando o povo de Deus se afasta dEle, o Senhor pode permitir “seca”, escassez (em vários níveis) como manifestação de juízo e como forma de correção. Ver a que ponto o afastamento do Senhor havia chegado:
a. Elucidar o que diz 1 Rs 16.29-33;
b. A alusão à reconstrução de Jericó (1 Rs 16.34), por Hiel, em franco desafio à maldição de Josué (Js 6.26) pretende denunciar a corrupção religiosa daquela época (Aqui está outro exemplo claro de que Deus honra a Sua Palavra!); reconstruir Jericó talvez fosse como que desafiar a Deus, buscando reconstruir um sistema corrupto que Ele havia condenado.
c. Foi mais fácil Deus encontrar fé no coração de uma viúva pagã do que nos corações das viúvas de Israel (ver Lc 4.25,26).
Aplicação: Você tem enfrentado “secas”, aridez (material, espiritual, relacional, emocional, etc)? Veja se isto não é um sinal de afastamento do Senhor! Pode ser que não, mas seja sincero na avaliação!
Deus honra sua Palavra tanto para nos abençoar como para nos corrigir! É melhor não desafiarmos a Palavra do Senhor!
II.) Deus Honra Aqueles que Lhe são Fiéis -1 Rs 17.2-9
Em meio à frieza e apostasia espiritual, sempre há um remanescente fiel. Elias fazia parte deles. Ele diz: “Tão certo como vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou …”
Aplicação: Você faz parte do remanescente fiel do Senhor hoje, ou faz parte da igreja morna, fria, apática, idólatra dos nossos dias? De que lado você está? Dos que são fiéis ao Senhor ou dos que estão dormindo, embriagados, acomodados espiritualmente?
Deus sustentou Elias. Deus tem compromisso com os que lhe são fiéis. Mesmo que em um determinado momento uma das fontes de suprimento se secou, Deus não deixou de sustentar o seu servo. Deus quer nos ensinar a depender de Deus. Às vezes, Deus até permite que uma fonte se seque para mostrar que a nossa fé não deve estar na fonte de Deus, mas no Deus da fonte! Às vezes Deus nos prova para que demonstremos onde está depositada nossa fé!
Aplicação: Se você for fiel, Deus vai lhe sustentar! Mas não coloque sua fé na fonte (bom emprego, empresa sólida, aposentadoria, etc) e sim em Deus. Ele é o nosso provedor!
III.) Deus Honra Pessoas de Fé -1 Rs 17.10-16
Embora pagã (posteriormente, certamente veio a se converter ao Deus de Israel) aquela viúva demonstrou muita fé prática (tem muita gente que só tem fé teórica). Um comentarista disse: “Dificilmente se pode exagerar a fé da viúva”. Deus houve a oração sincera de não cristãos e certamente prepara um meio de alcançá-los (ver também o caso do centurião Cornélio em At 10).
> Por que essa viúva pagã demonstrou fé?
1. Não havia se entregado, estava apanhando lenha – v. 10
2. Ao se dispor a atender o primeiro pedido de Elias (aparentemente a mulher reconheceu que Elias era um profeta) ela já mostrou receptividade, prontidão, disponibilidade (a água era um produto escasso naqueles dias, e, portanto muito precioso); é como se o primeiro pedido de Elias fosse um teste para ver se aquela pessoa era responsiva, aberta, disposta, se estava pronta para ser abençoada!
3. Quando Elias percebeu que ela havia mostrado receptividade ao seu primeiro pedido, entendeu que lhe poderia lançar o segundo desafio. Ela deu primeiro a Deus na pessoa do profeta e foi grandemente abençoada por isso!
Aplicação: Você já se entregou? Ainda está “apanhando lenha” ou já está murmurando, resmungando, blasfemando, etc. Você tem mostrado receptividade nos primeiros testes que Deus tem lhe feito, ou já é reprovado logo de início? A fé é trabalhada progressivamente. Você está disposto a dar a Deus, independentemente das circunstâncias e crer que Ele honra a Sua Palavra?
Pr. Ronaldo Guedes Beserra – Fonte: Cristianismo total

ESBOÇOS DE SERMÕES IMPERDÍVEIS

Um comentário: