7 Lições no Deserto - Esboço de Sermão





SETE LIÇÕES NO DESERTO
 (Gênesis 21:14-21)
- A história da vida de Hagar é cheia de lutas, fugas, sofrimento, solidão, angústia, medo, mas sobretudo, de superação, sustentação, de provisão, e intervenção divina a seu favor e de uma forte experiência divina nos momentos mais cruciais de sua vida.
- A trajetória dessa mulher se assemelha a de muitas pessoas que levam uma vida de solidão e abandono, sempre enfrentando os sofrimentos no deserto da vida.
Porém no deserto Deus nos ensina...
As sete lições de Deus no deserto da vida:
1. Ele sempre terá a última resposta.
”Tendo-se acabado a água do odre, colocou ela o menino debaixo de um dos arbustos e, afastando-se, foi sentar-se defronte, à distância de um tiro de arco; porque dizia: Assim, não verei morrer o menino; e, sentando-se em frente dele, levantou a voz e chorou.”
- Para Hagar, no deserto, sozinha, abandonada, só lhe restava gemer de dor, as perspectivas acabaram, não havia mais jeito, acabou, acabou… Era o grito agonizante de uma alma aflita.
– Mas nem tudo está perdido quando se crêr em Deus, é d’Ele a última palavra. Ele tem a chave da morte e do inferno. AP 1:18,19

2. No deserto Deus providenciará uma alternativa. Abrirá uma porta fechada.
- Te mostrará um poço de águas vivas.
- Muitos dos sofrimentos que passamos nos impedem de ver que diante de nós, Deus, já proveu a bênção que tanto almejamos.
- O poço de águas vivas estava diante de Hagar, mas as suas lágrimas a impediam de ver.
- Foi assim com a mulher samaritana, e é assim que muitas vezes acontece conosco. João 4

3. Saciará a tua sede em tuas necessidades.
“Abrindo-lhe Deus os olh”viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz.” Gn 21:19

4. Derrotará os teus medos e inimigos.
( “Não temas”) “Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Hagar e lhe disse: Que tens, Hagar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo.” Gn 21:17,18
- O deserto não será motivo de pavor e derrota. Deus te ensinará a viver em meio as lutas e a vencer todas as batalhas.
- Moisés viveu 40 anos no deserto e aprendeu a depender de Deus e a vencer seus inimigos.
- Elias sofreu depressão e angústia, no deserto, mas Deus lhe enviou socorro, comida e bebida para chegar até o monte Horebe, na presença do Todo Poderoso.
- João Batista viveu a vida inteira no deserto e a vencer todo o pavor que ele representa para muitos.
- Jesus foi tentado no deserto por Satanás, mas Deus lhes deu a vitória.

5. Restaurará os teus sonhos e fará você viver de novo.
“Quanto a Ismael, eu te ouvi: abençoá-lo-ei, fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente; gerará doze príncipes, e dele farei uma grande nação.” Gênesis 17:20

6. Mudará a tua sorte e o teu humor.
”viu ela um poço de água, e, indo a ele, encheu de água o odre, e deu de beber ao rapaz.” Gn 21:19
- Óleo de alegria em vez de pranto/ veste de louvor em vez de espírito angustiado.
“ …e a pôr sobre os que em Sião estão de luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória.”Isaías 61:3

7. Promoverá a esperança. A tua posteridade será uma bênção.
- Deus havia prometido que abençoaria Ismael filho de Abraão, e assim ele o adestrou como poderoso flecheiro, para vencer os inimigos do deserto.
- foi no deserto que Ismael casou e viveu, gerando uma nação de valentes e uma posteridade abençoada.
” Deus estava com o rapaz, que cresceu, habitou no deserto e se tornou flecheiro; habitou no deserto de Parã, e sua mãe o casou com uma mulher da terra do Egito.”


2 comentários:

  1. assim como Hagar meus dias tem sido de profunda dor e agonia, ate meus ossos doem ,o deserto tem sido minha escola ,apesar de tanta dor dores como de varias facadas ,mas esse blog me ajudou hoje e agradeço a Deus por me permitir encontra lo ,que Deus posso abrir os meus olhos como fez com Hagar e me permitir enxergar esse poço .em nome de Jesus Amem

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse blog e agradeço a Deus por ter me dado ferramentas que me ajude na minha vida espiritual. Deus abençoe.

    ResponderExcluir